Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Belchior, Ana Maria & Luís Filipe Salvador (2012). A Terceira Via do New Labour: o fim da dicotomia esquerda-direita ou uma visão alternativa sobre o ideário político-ideológico?. In Victor Manuel Correia Santos (Ed.), A distinção política esquerda-direita: A problemática da sua validade e actualidade. (pp. 51-66). Lisboa: Fonte da Palavra.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Belchior and L. F. Salvador,  "A Terceira Via do New Labour: o fim da dicotomia esquerda-direita ou uma visão alternativa sobre o ideário político-ideológico?", in A distinção política esquerda-direita: A problemática da sua validade e actualidade, Victor Manuel Correia Santos, Ed., Lisboa, Fonte da Palavra, 2012, vol. --, pp. 51-66
Exportar BibTeX
@incollection{belchior2012_1713595772887,
	author = "Belchior, Ana Maria and Luís Filipe Salvador",
	title = "A Terceira Via do New Labour: o fim da dicotomia esquerda-direita ou uma visão alternativa sobre o ideário político-ideológico?",
	booktitle = "A distinção política esquerda-direita: A problemática da sua validade e actualidade",
	year = "2012",
	volume = "--",
	series = "--",
	edition = "---",
	pages = "51-51",
	publisher = "Fonte da Palavra",
	address = "Lisboa",
	url = "--"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - A Terceira Via do New Labour: o fim da dicotomia esquerda-direita ou uma visão alternativa sobre o ideário político-ideológico?
T2  - A distinção política esquerda-direita: A problemática da sua validade e actualidade
VL  - --
AU  - Belchior, Ana Maria
AU  - Luís Filipe Salvador
PY  - 2012
SP  - 51-66
CY  - Lisboa
UR  - --
AB  - A dimensão esquerda-direita, enquanto conceito político, é uma abstracção utilizada para resumir a posição dos actores políticos por referência a questões políticas relevantes. Trata-se da simplificação de uma realidade complexa. Nas últimas décadas tem-se assistido a uma discussão persistente e mais ou menos manifesta sobre a prevalência ou não da relevância desta dimensão para interpretar posições políticas. Para muitos, direita e esquerda são agora conceitos sem significado, numa sociedade cada vez mais complexa onde as inúmeras razões de oposição política já não são passíveis de colocação à direita ou à esquerda. Surgiram novos problemas que estão na origem de movimentos e partidos políticos cuja inserção no esquema tradicional da polarização ideológica se torna difícil, como é o caso dos movimentos ecologistas.
Nesta discussão, têm surgido diversas propostas políticas, ideológicas ou programáticas, que apontam para a necessidade de reformar o campo ideológico tradicional. De entre estas salientamos o contributo da Terceira Via. Esta é uma expressão que pode assumir significados e encarnações diversos, sendo por vezes, por essa razão, designada no plural. Não obstante a multiplicidade de acepções, sobressai neste projecto de reforma da social-democracia um padrão no que respeita ao programa político, e que pretende ser uma superação da dicotomia ideológica tradicional. O New Labour, que decorreu da governação de Tony Blair entre 1997 e 2007, é considerado o projecto mais emblemático desta reforma da social-democracia. É, por isso, sobre este que incide em última análise o presente texto. Não é, no entanto, o propósito analisar crítica e aprofundadamente este partido e governação, mas apenas sistematizar descritivamente os seus pontos de vista mais emblemáticos, sob a óptica da subsistência ou não da dicotomia esquerda-direita tradicional.
Procurando contribuir para o debate do fim da ideologia, o presente texto sistematiza primeiro a discussão da tese do apaziguamento ideológico no que respeita ao esvaziamento do conteúdo de esquerda e direita como conceitos antagónicos, em seguida apresenta as respectivas contra-teses nas quais se enquadra a Terceira Via social-democrata e, do ponto de vista aplicado, o projecto governativo britânico do New Labour. 

ER  -