Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Quintela, José de Lemos (2012). Comunicação Organizacional e Literacia Financeira. In X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento. (pp. 1-16). Lisboa
J. E. Quintela, "Comunicação Organizacional e Literacia Financeira", in X Congr.o da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, Lisboa, 2012, pp. 1-16
@inproceedings{quintela2012_1732199389459, author = "Quintela, José de Lemos", title = "Comunicação Organizacional e Literacia Financeira", booktitle = "X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento", year = "2012", editor = "", volume = "", number = "", series = "", pages = "1-16", publisher = "", address = "Lisboa", organization = "CAPP – Centro de Administração e Políticas Públicas, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa" }
TY - CPAPER TI - Comunicação Organizacional e Literacia Financeira T2 - X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento AU - Quintela, José de Lemos PY - 2012 SP - 1-16 CY - Lisboa AB - A crise financeira mundial com epicentro nos Estados Unidos da América, denominada como crise do “subprime”, crédito hipotecário de alto risco, veio mostrar que a “aldeia global” proclamada por Marshall Mcluhan é há muito tempo uma realidade ao nível dos mercados financeiros. Esta, com repercussões a nível planetário, afectou a confiança nos mercados e nas instituições, evidenciando simultaneamente, o elevado nível de iliteracia financeira por parte dos cidadãos. Quando se pensava que o pior tinha passado, eis que emerge a designada crise das dívidas soberanas e o consequente risco de falências dos países. A pressão dos mercados obrigou a que países, entre os quais Portugal, tivessem que ser “resgatados”. Estas situações tiveram inevitavelmente repercussões na vida das pessoas, nos seus hábitos de consumo, condicionados por políticas de austeridade, cortes salariais e forte aumento do desemprego. Neste sentido e através de uma visão sistémica das organizações, propomo-nos analisar um conjunto de acções realizadas por entidades públicas e privadas na Infovalor, o maior evento nacional para a promoção da poupança e da literacia financeira, bem como o seu impacto no espaço público, no sentido de restaurar a confiança e de contribuírem para uma melhor literacia financeira dos seus diferentes públicos. ER -