Publicação em atas de evento científico
Comunicação Organizacional e Literacia Financeira
José Quintela (Quintela, José de Lemos);
X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A crise financeira mundial com epicentro nos Estados Unidos da América, denominada como crise do “subprime”, crédito hipotecário de alto risco, veio mostrar que a “aldeia global” proclamada por Marshall Mcluhan é há muito tempo uma realidade ao nível dos mercados financeiros. Esta, com repercussões a nível planetário, afectou a confiança nos mercados e nas instituições, evidenciando simultaneamente, o elevado nível de iliteracia financeira por parte dos cidadãos. Quando se pensava que o pior tinha passado, eis que emerge a designada crise das dívidas soberanas e o consequente risco de falências dos países. A pressão dos mercados obrigou a que países, entre os quais Portugal, tivessem que ser “resgatados”. Estas situações tiveram inevitavelmente repercussões na vida das pessoas, nos seus hábitos de consumo, condicionados por políticas de austeridade, cortes salariais e forte aumento do desemprego. Neste sentido e através de uma visão sistémica das organizações, propomo-nos analisar um conjunto de acções realizadas por entidades públicas e privadas na Infovalor, o maior evento nacional para a promoção da poupança e da literacia financeira, bem como o seu impacto no espaço público, no sentido de restaurar a confiança e de contribuírem para uma melhor literacia financeira dos seus diferentes públicos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Comunicação,Literacia Financeira,Infovalor,Relações Públicas
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais