Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Matos, P. T. de & Santos, Carlota (2013). A demografia das sociedades insulares portuguesas. Porto. CITCEM.
Exportar Referência (IEEE)
P. D. Matos and C. Santos,  A demografia das sociedades insulares portuguesas, Porto, CITCEM, 2013
Exportar BibTeX
@book{matos2013_1714181011917,
	author = "Matos, P. T. de and Santos, Carlota",
	title = "",
	year = "2013",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "CITCEM",
	address = "Porto"
}
Exportar RIS
TY  - EDBOOK
TI  - A demografia das sociedades insulares portuguesas
AU  - Matos, P. T. de
AU  - Santos, Carlota
PY  - 2013
CY  - Porto
AB  - Durante a primeira metade do século XV ensaiam‐se na Madeira e nos Açores os primeiros modelos sistemáticos de ocupação do espaço de Além‐Mar, no contexto da Expansão Ultramarina Europeia. Nestes arquipélagos, espaços de fronteira entre o Velho e o Novo Mundo, emergem novas sociedades forjadas a partir de variadas con gurações administrativas, eclesiásticas, sociais e económicas. Em que medida pode a demogra a e a História das populações contribuir para um conhecimento mais aprofundado destas sociedades?
Catorze investigadores debruçam‐se sobre as dinâmicas demográ cas e sociais destes espaços recorrendo a diversas fontes, como os registos paroquiais, os mapas estatísticos da população, os registos de expostos ou, até, de passaportes. A uma cronologia muito ampla – do povoamento das ilhas à actualidade – junta‐se a grande diversidade temática que transcorre os dez textos, inéditos e revisitados, aqui reunidos. É neste quadro que esta obra em muito ultrapassa a tradicional análise demográ ca. Para além dos importantes resultados demográ cos, são ofe‐ recidos novos contributos ao nível da metodologia da demogra a histórica insular, mortalidade urbana,  uxos migratórios, estratégias matrimoniais das elites e, até, da exposição de crianças.
ER  -