Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Melo, P. B. (2020). Workshop de Investigação - Para lidar com as fake news: Uma metodologia da educação para a literacia mediática. Para lidar com as fake news: Uma metodologia da educação para a literacia mediática.
Exportar Referência (IEEE)
P. B. Melo,  "Workshop de Investigação - Para lidar com as fake news: Uma metodologia da educação para a literacia mediática", in Para lidar com as fake news: Uma metodologia da educação para a literacia mediática, Lisboa, 2020
Exportar BibTeX
@unpublished{melo2020_1732209699772,
	author = "Melo, P. B.",
	title = "Workshop de Investigação - Para lidar com as fake news: Uma metodologia da educação para a literacia mediática",
	year = "2020"
}
Exportar RIS
TY  - EJOUR
TI  - Workshop de Investigação - Para lidar com as fake news: Uma metodologia da educação para a literacia mediática
T2  - Para lidar com as fake news: Uma metodologia da educação para a literacia mediática
AU  - Melo, P. B.
PY  - 2020
CY  - Lisboa
AB  - Workshop de investigação de estudo pós-doutoral em andamento

A educação mediática deve proporcionar o conhecimento crítico e as ferramentas de análise que empoderem os indivíduos em sua relação com os media, de modo a que façam uso adequado dos meios e redes sociais e possam distinguir as informações falsas ou manipuladas, as chamadas fake news. O objetivo desse workshop é de discutir a investigação teórico-metodológica pós-doutoral em curso no CIES-ISCTE-IUL, trazendo a contribuição da pedagogia crítica de Paulo Freire para a constituição de uma metodologia de intervenção pedagógica para a educação para os media. A ideia é de debater os quadros de diagnóstico e os exercícios de reflexão que constituem o plano em elaboração.

A metodologia em desenvolvimento vem na esteira de prover o capital cultural mediático necessário em ambientes pedagógicos fora da escola para dotar os indivíduos de competências de literacia mediática, desenvolvendo neles as aptidões para a elaboração, a apreensão e a suspeição dos mais diversos conteúdos informativos e estéticos, em especial das notícias falsas. Será discutida a estrutura teórico-metodológica de apoio a educadores em sua orientação aos educandos no caminho da investigação que os coloca no centro do processo pedagógico de análise e criação de mensagens.
ER  -