Working paper
Workshop de Investigação - Para lidar com as fake news: Uma metodologia da educação para a literacia mediática
Título Documento
Para lidar com as fake news: Uma metodologia da educação para a literacia mediática
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-19 21:50)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Workshop de investigação de estudo pós-doutoral em andamento A educação mediática deve proporcionar o conhecimento crítico e as ferramentas de análise que empoderem os indivíduos em sua relação com os media, de modo a que façam uso adequado dos meios e redes sociais e possam distinguir as informações falsas ou manipuladas, as chamadas fake news. O objetivo desse workshop é de discutir a investigação teórico-metodológica pós-doutoral em curso no CIES-ISCTE-IUL, trazendo a contribuição da pedagogia crítica de Paulo Freire para a constituição de uma metodologia de intervenção pedagógica para a educação para os media. A ideia é de debater os quadros de diagnóstico e os exercícios de reflexão que constituem o plano em elaboração. A metodologia em desenvolvimento vem na esteira de prover o capital cultural mediático necessário em ambientes pedagógicos fora da escola para dotar os indivíduos de competências de literacia mediática, desenvolvendo neles as aptidões para a elaboração, a apreensão e a suspeição dos mais diversos conteúdos informativos e estéticos, em especial das notícias falsas. Será discutida a estrutura teórico-metodológica de apoio a educadores em sua orientação aos educandos no caminho da investigação que os coloca no centro do processo pedagógico de análise e criação de mensagens.
Agradecimentos/Acknowledgements
À professora dra. Patrícia Ávila, por sua supervisão ao meu projeto de pós-doutoramento
Palavras-chave
Educação mediática,Metodologia,Desinformação,Pedagogia crítica,Educador e educando

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.