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Oliveira, A. (2018). Memórias e narrativas na afiliação de estudantes brasileiros em Coimbra. Revista Contemporânea de Educação. 13 (27), 509-526
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A. J. Oliveira,  "Memórias e narrativas na afiliação de estudantes brasileiros em Coimbra", in Revista Contemporânea de Educação, vol. 13, no. 27, pp. 509-526, 2018
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@article{oliveira2018_1713269699080,
	author = "Oliveira, A.",
	title = "Memórias e narrativas na afiliação de estudantes brasileiros em Coimbra",
	journal = "Revista Contemporânea de Educação",
	year = "2018",
	volume = "13",
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	doi = "10.20500/rce.v13i26.14059",
	pages = "509-526",
	url = "https://revistas.ufrj.br/index.php/rce"
}
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TY  - JOUR
TI  - Memórias e narrativas na afiliação de estudantes brasileiros em Coimbra
T2  - Revista Contemporânea de Educação
VL  - 13
IS  - 27
AU  - Oliveira, A.
PY  - 2018
SP  - 509-526
SN  - 1809-5747
DO  - 10.20500/rce.v13i26.14059
UR  - https://revistas.ufrj.br/index.php/rce
AB  - The article presents part of the postdoctoral research reflections, carried out in 2017, analyzing the
relations between history, memory, identities and narratives of Brazilian students at the University
of Coimbra. Using ethnomethodology as the main theoretical and methodological reference, the
article also intends to observe questions such as the compositional variables in the various forms
of communication between students and the complex forces that act in the processes of student
affiliation. It points to the importance of networks of sociabilities, experiences and experiences of
students, not always considered in the institutional assessments that define success and academic
failure.


O artigo apresenta parte das reflexões de pesquisa de pós-doutoramento, realizada em 2017, tendo
como foco analítico as relações entre história, memória, identidades e narrativas de estudantes brasileiros
na Universidade de Coimbra. Valendo-se da etnometodologia como principal referencial
teórico-metodológico, o artigo também pretende observar questões como as variáveis composicionais
nas diversas formas de comunicação entre os estudantes e as complexas forças que agem nos
processos de afiliação estudantil. O artigo aponta para a importância das redes de sociabilidades, das
experiências e vivências dos estudantes, nem sempre consideradas nas avaliações institucionais que
definem sucesso e insucesso acadêmico.
ER  -