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Moreno, J., Cardoso, G., Narciso, I., Palma, N., Pinto-Martinho, A., Crespo, M....Telo, D. (2020). Informação e desinformação sobre o Coronavírus nas notícias e nas redes sociais em Portugal.
Exportar Referência (IEEE)
J. C. Moreno et al.,  "Informação e desinformação sobre o Coronavírus nas notícias e nas redes sociais em Portugal",, 2020
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@techreport{moreno2020_1766393862314,
	author = "Moreno, J. and Cardoso, G. and Narciso, I. and Palma, N. and Pinto-Martinho, A. and Crespo, M. and Sepúlveda, R. and Telo, D.",
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TY  - RPRT
TI  - Informação e desinformação sobre o Coronavírus nas notícias e nas redes sociais em Portugal
AU  - Moreno, J.
AU  - Cardoso, G.
AU  - Narciso, I.
AU  - Palma, N.
AU  - Pinto-Martinho, A.
AU  - Crespo, M.
AU  - Sepúlveda, R.
AU  - Telo, D.
PY  - 2020
UR  - https://medialab.iscte-iul.pt/o-tema-coronavirus-nos-media-e-nas-redes-sociais/
AB  - Este relatório analisa a presença do tema “Coronavírus” nas pesquisas Google, nas notícias
e nas redes sociais desde janeiro deste ano, mas com maior ênfase nos 30 dias anteriores
à confirmação oficial dos primeros caso da epidemia em Portugal, a 2 de Março.

Os dados recolhidos indicam que:
• Os meios de comunicação social assumiram 
desde cedo uma cobertura muito ampla e in-
tensa do fenómeno “Coronavírus”. Essa cober-
tura foi-se intensificando ao longo do período

analisado, desde as primeiras notícias sobre
a epidemia até à cobertura muito intensa e

extensiva aquando da confirmação dos primei-
ros casos em Portugal.

• As redes sociais despertaram para o fenó-
meno muito mais tarde, mas com mais inten-
sidade. Até final de fevereiro, a quantidade de
posts, tweets e retweets que se referem ao
“Coronavírus” é relativamente reduzida. Mas,
a partir dessa data - e sobretudo no dia da
confirmação dos primeiros casos em Portugal,
a 2 de março - o assunto foi amplamente abor-
dado nas redes sociais.

• As pesquisas realizadas no Google colocam
a procura de informação fidedigna - através
da Direção-Geral de Saúde, por exemplo -
no centro das preocupações das pessoas.
• Algo de semelhante ocorre nas redes
sociais. A maior parte dos posts e tweets
ao longo deste período - sobretudo aqueles
que se tornaram mais ‘virais’ - procuram
desdramatizar a cobertura dos media,
que é considerada excessiva.
ER  -