Report
Informação e desinformação sobre o Coronavírus nas notícias e nas redes sociais em Portugal
José Moreno (Moreno, J.); Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); Inês Narciso (Narciso, I.); Nuno Palma (Palma, N.); Ana Pinto Martinho (Pinto-Martinho, A.); Miguel Crespo (Crespo, M.); Rita Sepúlveda (Sepúlveda, R.); Décio Telo (Telo, D.); et al.
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Este relatório analisa a presença do tema “Coronavírus” nas pesquisas Google, nas notícias e nas redes sociais desde janeiro deste ano, mas com maior ênfase nos 30 dias anteriores à confirmação oficial dos primeros caso da epidemia em Portugal, a 2 de Março. Os dados recolhidos indicam que: • Os meios de comunicação social assumiram desde cedo uma cobertura muito ampla e in- tensa do fenómeno “Coronavírus”. Essa cober- tura foi-se intensificando ao longo do período analisado, desde as primeiras notícias sobre a epidemia até à cobertura muito intensa e extensiva aquando da confirmação dos primei- ros casos em Portugal. • As redes sociais despertaram para o fenó- meno muito mais tarde, mas com mais inten- sidade. Até final de fevereiro, a quantidade de posts, tweets e retweets que se referem ao “Coronavírus” é relativamente reduzida. Mas, a partir dessa data - e sobretudo no dia da confirmação dos primeiros casos em Portugal, a 2 de março - o assunto foi amplamente abor- dado nas redes sociais. • As pesquisas realizadas no Google colocam a procura de informação fidedigna - através da Direção-Geral de Saúde, por exemplo - no centro das preocupações das pessoas. • Algo de semelhante ocorre nas redes sociais. A maior parte dos posts e tweets ao longo deste período - sobretudo aqueles que se tornaram mais ‘virais’ - procuram desdramatizar a cobertura dos media, que é considerada excessiva.
Acknowledgements
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Report Type
International project anual report
Keywords
Redes sociais,coronavírus,Covid19