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Mauritti, R, Botelho, M.C., Nunes, N. & Craveiro, D. (2020). Educação em tempos de austeridade. In A.Oliveira, E.P. Ribeiro, R. Mauritti (Ed.), Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal. (pp. 121-150). Rio de Janeiro: Oficina de Livros Gráfica e Editora.
M. D. Mauritti et al., "Educação em tempos de austeridade", in Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal, A.Oliveira, E.P. Ribeiro, R. Mauritti, Ed., Rio de Janeiro, Oficina de Livros Gráfica e Editora, 2020, pp. 121-150
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TY - CHAP TI - Educação em tempos de austeridade T2 - Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal AU - Mauritti, R AU - Botelho, M.C. AU - Nunes, N. AU - Craveiro, D. PY - 2020 SP - 121-150 CY - Rio de Janeiro UR - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/educacao-em-tempos-de-austeridade/71791?lang=en AB - O estudo analisa os efeitos sociais das políticas de austeridade implementadas em Portugal na sequência do pedido de ajuda financeira pelas autoridades nacionais, que implicou um período de governação tutelada pela chamada Troika, fortemente atentatória de direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. O texto dá um especial destaque aos efeitos dessas políticas no setor da educação. Partindo da teoria das “mãos do estado” de Pierre Bourdieu, a pesquisa empírica analisa dados institucionais relativos a dois ciclos governativos, um primeiro entre 2011 e 2015, marcado por um forte retrocesso das políticas redistributivas, um segundo entre 2016 e 2018, marcado por uma nova solução governativa e em contraciclo à forte austeridade imposta anteriormente. A comparação dos dois períodos dá relevo à importância das orientações políticas no incremento ou mitigação das desigualdades sociais. O estudo conclui que é possível a construção de uma “alternativa credível à austeridade”, que concilie crescimento económico sustentável com proteção social e defesa de condições de vida e dignidade das pessoas. ER -