Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Raposo, Otávio (2009). Das redes de amizade ao estilo rap. O percurso de Chullage e da Associação Khapaz (From friendship to Rap. The trajectory of Chullage and Khapaz Association).  In Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. (pp. 1-11). Braga: Congresso Luso-Afro-Brasileiro.
Export Reference (IEEE)
O. R. Raposo,  "Das redes de amizade ao estilo rap. O percurso de Chullage e da Associação Khapaz (From friendship to Rap. The trajectory of Chullage and Khapaz Association). ", in Actas do X Congr.o Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Braga, Congresso Luso-Afro-Brasileiro, 2009, pp. 1-11
Export BibTeX
@inproceedings{raposo2009_1716127470250,
	author = "Raposo, Otávio",
	title = "Das redes de amizade ao estilo rap. O percurso de Chullage e da Associação Khapaz (From friendship to Rap. The trajectory of Chullage and Khapaz Association). ",
	booktitle = "Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais",
	year = "2009",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "1-11",
	publisher = "Congresso Luso-Afro-Brasileiro",
	address = "Braga",
	organization = "Universidade do Minho",
	url = "http://www.lasics.uminho.pt/xconglab/"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Das redes de amizade ao estilo rap. O percurso de Chullage e da Associação Khapaz (From friendship to Rap. The trajectory of Chullage and Khapaz Association). 
T2  - Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
AU  - Raposo, Otávio
PY  - 2009
SP  - 1-11
CY  - Braga
UR  - http://www.lasics.uminho.pt/xconglab/
AB  - A Khapaz é uma associação de afro-descendentes da Arrentela (Concelho do Seixal) que tem por objectivo a valorização das referências culturais africanas e a consciencialização dos jovens do bairro pelos seus direitos. Para compreender o seu surgimento e desenvolvimento é fundamental conhecer o percurso biográfico de Nuno Santos, ou Chullage, um dos seus principais fundadores e activistas, assim como a sua relação com o estilo rap. Este músico desempenha o papel de porta-voz e mediador sócio-cultural dos jovens da Arrentela (maioritariamente de origem africana) e utiliza o rap como instrumento de difusão e valorização das práticas e referência culturais dos jovens pobres e negros. Funcionário do Programa Escolhas (projecto de inclusão social dos jovens de contextos mais desfavorecidos financiado pelo Estado) na Associação Khapaz, Chullage está constantemente a transitar entre diferentes grupos sociais (alguns deles conflitantes), tentando estabelecer pontes e reivindicando direitos em diversos bairros pobres dos subúrbios de Lisboa. Mais do que apenas denunciar o racismo e as dificuldades económicas de que são vítimas, Chullage parece tentar alterar as fronteiras e a correlação de forças entre os diferentes mundos sociais em que circula.
ER  -