Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Raposo, Otávio (2009). Das redes de amizade ao estilo rap. O percurso de Chullage e da Associação Khapaz (From friendship to Rap. The trajectory of Chullage and Khapaz Association).  In Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. (pp. 1-11). Braga: Congresso Luso-Afro-Brasileiro.
Exportar Referência (IEEE)
O. R. Raposo,  "Das redes de amizade ao estilo rap. O percurso de Chullage e da Associação Khapaz (From friendship to Rap. The trajectory of Chullage and Khapaz Association). ", in Actas do X Congr.o Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Braga, Congresso Luso-Afro-Brasileiro, 2009, pp. 1-11
Exportar BibTeX
@inproceedings{raposo2009_1766590735775,
	author = "Raposo, Otávio",
	title = "Das redes de amizade ao estilo rap. O percurso de Chullage e da Associação Khapaz (From friendship to Rap. The trajectory of Chullage and Khapaz Association). ",
	booktitle = "Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais",
	year = "2009",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "1-11",
	publisher = "Congresso Luso-Afro-Brasileiro",
	address = "Braga",
	organization = "Universidade do Minho",
	url = "http://www.lasics.uminho.pt/xconglab/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Das redes de amizade ao estilo rap. O percurso de Chullage e da Associação Khapaz (From friendship to Rap. The trajectory of Chullage and Khapaz Association). 
T2  - Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
AU  - Raposo, Otávio
PY  - 2009
SP  - 1-11
CY  - Braga
UR  - http://www.lasics.uminho.pt/xconglab/
AB  - A Khapaz é uma associação de afro-descendentes da Arrentela (Concelho do Seixal) que tem por objectivo a valorização das referências culturais africanas e a consciencialização dos jovens do bairro pelos seus direitos. Para compreender o seu surgimento e desenvolvimento é fundamental conhecer o percurso biográfico de Nuno Santos, ou Chullage, um dos seus principais fundadores e activistas, assim como a sua relação com o estilo rap. Este músico desempenha o papel de porta-voz e mediador sócio-cultural dos jovens da Arrentela (maioritariamente de origem africana) e utiliza o rap como instrumento de difusão e valorização das práticas e referência culturais dos jovens pobres e negros. Funcionário do Programa Escolhas (projecto de inclusão social dos jovens de contextos mais desfavorecidos financiado pelo Estado) na Associação Khapaz, Chullage está constantemente a transitar entre diferentes grupos sociais (alguns deles conflitantes), tentando estabelecer pontes e reivindicando direitos em diversos bairros pobres dos subúrbios de Lisboa. Mais do que apenas denunciar o racismo e as dificuldades económicas de que são vítimas, Chullage parece tentar alterar as fronteiras e a correlação de forças entre os diferentes mundos sociais em que circula.
ER  -