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Massi, L., Carvalho, H. & Giordan, M. (2020). Perfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPES. Investigações em Ensino de Ciências. 25 (1), 421-432
L. Massi et al., "Perfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPES", in Investigações em Ensino de Ciências, vol. 25, no. 1, pp. 421-432, 2020
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TY - JOUR TI - Perfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPES T2 - Investigações em Ensino de Ciências VL - 25 IS - 1 AU - Massi, L. AU - Carvalho, H. AU - Giordan, M. PY - 2020 SP - 421-432 SN - 1518-9384 DO - 10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p421 UR - http://www.ufrgs.br/periodicos/periodicos-1/investigacoes-em-ensino-de-ciencias AB - A formação e atuação do orientador é um tema pouco estudado, porém cada vez mais discutido diante de relatos de dificuldades vivenciadas na pós-graduação. Entendemos que essa atuação dos orientadores não pode ser isolada do contexto de sua área de pesquisa. A área de Ensino, criada em 2010, reflete diversos agrupamentos temáticos e carrega uma polêmica associada ao momento de sua criação agrupando áreas de pesquisa que antes eram independentes. A sociologia da ciência de Bourdieu nos permite estudar esses temas e avançar no seu entendimento. Neste artigo, contribuímos para a compreensão da configuração da área de Ensino, por meio da investigação do perfil socioformativo de aproximadamente 530 orientadores que a compõem, apontando para heterogeneidades e hierarquias sociais entre esses agentes. Os dados desse estudo foram coletados por meio de um questionário online e foram tratados estatisticamente por Análise de Correspondências Múltiplas. Nossos resultados evidenciam perfis muito distintos em relação ao capital cultural e econômico dos orientadores, bem como a condição que eles tiveram para se formar como pesquisadores. Questionamos a implicação desses resultados para a área da CAPES que trata como um único grupo orientadores com perfis tão distintos. ER -