Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Martinho, S., Moleiro, C. & Vauclair, C.-M. (2020). Microagressões em contexto de saúde. II Congresso Ibérico sobre Resiliência e Bem-estar.
Exportar Referência (IEEE)
S. O. Martinho et al.,  "Microagressões em contexto de saúde", in II Congr.o Ibérico sobre Resiliência e Bem-estar, Lisboa, 2020
Exportar BibTeX
@misc{martinho2020_1714128644959,
	author = "Martinho, S. and Moleiro, C. and Vauclair, C.-M.",
	title = "Microagressões em contexto de saúde",
	year = "2020",
	url = "https://www.ucp.pt/pt-pt/eventos/ii-congresso-iberico-resiliencia-e-bem-estar"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Microagressões em contexto de saúde
T2  - II Congresso Ibérico sobre Resiliência e Bem-estar
AU  - Martinho, S.
AU  - Moleiro, C.
AU  - Vauclair, C.-M.
PY  - 2020
CY  - Lisboa
UR  - https://www.ucp.pt/pt-pt/eventos/ii-congresso-iberico-resiliencia-e-bem-estar
AB  - O presente estudo é parte integrante do projeto doutoramento em Psicologia intitulado “Microagressões em contexto de saúde: perspetivas interseccionais e implicações psicossociais em profissionais de saúde de minorias sociais”. As microagressões dirigidas a profissionais de saúde com identidades sociais minoritárias ainda se encontra por explorar, por comparação à investigação em que as/os utentes em saúde são o alvo de discriminação. As microagressões são pequenos insultos verbais e não verbais, subtis incidentes do dia-a-dia, promovidos quer de forma intencional quer por pessoas bem-intencionadas, que comunicam mensagens negativas ou insensíveis a minorias sociais (Sue et al., 2007). Esta investigação qualitativa tem como objetivo explorar e descrever que tipo de microagressões ocorrem em contexto de saúde, contra as/os profissionais, durante a prática clínica (público e privado); como é que as/os profissionais gerem esta discriminação quer por parte de outras/os colegas e/ou utentes; quais as implicações psicossociais para a/o profissional envolvida/o; como é que as identidades interseccionais podem aumentar o risco de microagressão; e quais as principais consequências para o sistema de saúde em geral. Foram realizadas 38 entrevistas individuais a profissionais de saúde, recorrendo à técnica de incidentes críticos (Flanagan, 1954), através de análise temática (Braun e Clarke, 2006), no programa Nvivo. São apresentados e discutidos vários exemplos de microagressões dirigidas a profissionais de saúde no panorama nacional. 
 
ER  -