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Seabra, T. & Mateus, S. (2010). Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 20, 411-424
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T. D. Almeida and S. C. Gomes,  "Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português", in Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 20, pp. 411-424, 2010
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TY  - JOUR
TI  - Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português
T2  - Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
VL  - 20
AU  - Seabra, T.
AU  - Mateus, S.
PY  - 2010
SP  - 411-424
SN  - 0872-3419
UR  - http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8810.pdf
AB  - Analisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, quando controlado o efeito das variáveis de caracterização sociodemográfica, tem pouco impacto nos percursos escolares dos alunos e que se prefiguram como sendo mais relevantes as habilitações escolares dos pais e o sexo dos alunos.
ER  -