Artigo em revista científica
Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português
Teresa Seabra (Seabra, T.); Sandra Mateus (Mateus, S.);
Título Revista
Sociologia
Ano
2010
Língua
Português
País
Brasil
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Abstract/Resumo
Analisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, quando controlado o efeito das variáveis de caracterização sociodemográfica, tem pouco impacto nos percursos escolares dos alunos e que se prefiguram como sendo mais relevantes as habilitações escolares dos pais e o sexo dos alunos.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Descendentes de imigrantes; Educação; Propriedades sociais; Desempenho escolar; Aspirações