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Carvalho da Silva, V. (2021). Os adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal: trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vida. XI Congresso Português de Sociologia.
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V. P. Silva,  "Os adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal: trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vida.", in XI Congr.o Português de Sociologia, Online , 2021
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TY  - CPAPER
TI  - Os adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal: trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vida.
T2  - XI Congresso Português de Sociologia
AU  - Carvalho da Silva, V.
PY  - 2021
CY  - Online 
UR  - https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
AB  - A proposta de comunicação surge no âmbito de uma investigação atinente ao doutoramento em Sociologia,
em fase de conclusão, que pretende contribuir para o alargamento do conhecimento sobre os indivíduos
pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de
adultos e da aprendizagem ao longo da vida (ALV), têm permanecido fora da educação formal.
Se os efeitos das dinâmicas da ALV, em múltiplas vertentes, têm sido amplamente reportados em estudos
nacionais (Ávila, 2008; Alves, 2010) e internacionais (INE, 2011; IALS, 2000; PIAAC, 2013), pouco se sabe,
como alerta Field (2006), do ponto de vista sociológico, sobre a população que tem sido deixada para trás,
num quadro de generalização da ALV.
Esta comunicação visa a apresentação dos primeiros resultados da etapa qualitativa deste estudo, orientado
por uma estratégia de métodos mistos. Dirigida especificamente aos adultos que “ficam de fora” da educação
formal, mobilizaram-se contributos teóricos que permitiram conhecer os seus contextos, disposições e
reflexividades sobre os processos de aprendizagem. Para isso, foram centrais os conceitos de habitus e de
disposições de Bourdieu (data) e Lahire (data) e a abordagem conceptual e empírica em torno da
reflexividade(s) de Archer (data) e Caetano (2016). A sua articulação, possibilitou a compreensão do impacto
dos diferentes contextos na relação que estes adultos estabelecem com a aprendizagem, e na forma como
se formam/processam e relacionam estas reflexividades.
Norteada pelo método biográfico, esta etapa compreendeu a realização de 20 entrevistas semiestruturadas e
de longa duração. Para aceder ao campo, combinaram-se dois tipos de amostragem: intencional e bola de
neve, e mobilizou-se a rede de contactos de um programa nacional do IEFP, Garantia Jovem. Estruturadas
em torno das trajetórias (familiares, escolares, profissionais, formativas, lazer), da organização dos
quotidianos, dos projetos e das reflexividades destes adultos pouco escolarizados que não retomaram a
educação formal, estas entrevistas possibilitaram apreender, sincrónica e diacronicamente, as experiências
passadas, as interpretações do presente e as suas projeções futuras.
Incidindo nas problemáticas que potenciam a compreensão deste afastamento com a educação formal e nos
motivos que, de acordo com as reflexividades destes indivíduos, foram justificando o não retorno a
processos de educação formal, procurou-se, simultaneamente, compreender os efeitos percutíveis nesta
relação de uma evolução exígua das políticas públicas de educação de adultos.
ER  -