Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lourenço, J. & Centeno, Maria João (2020). Jornalismo de Cinema Português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, Herdade e Vitalina Varela. XIII Jornadas Cinema em Português.
Exportar Referência (IEEE)
J. M. Lourenço and M. J. Centeno,  "Jornalismo de Cinema Português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, Herdade e Vitalina Varela", in XIII Jornadas Cinema em Português, Covilhã, 2020
Exportar BibTeX
@misc{lourenço2020_1713921797134,
	author = "Lourenço, J. and Centeno, Maria João",
	title = "Jornalismo de Cinema Português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, Herdade e Vitalina Varela",
	year = "2020",
	howpublished = "Digital",
	url = "http://cinemaportugues.ubi.pt"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Jornalismo de Cinema Português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, Herdade e Vitalina Varela
T2  - XIII Jornadas Cinema em Português
AU  - Lourenço, J.
AU  - Centeno, Maria João
PY  - 2020
CY  - Covilhã
UR  - http://cinemaportugues.ubi.pt
AB  - No âmbito da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jornalística aos filmes portugueses Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. A presente investigação procura, a partir da análise de conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, identificar as características da cobertura mediática ao cinema português, especificamente quatro filmes estreados em 2019: Diamantino de Gabriel Abrantes, Variações de João Maia, A Herdade de Tiago Guedes e Vitalina Varela de Pedro Costa. Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o âmbito em que o filme é mencionado.
ER  -