Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
fonseca, J. & Rato, V. (2020). A Mudança de Paradigma no Desenvolvimento Sustentável: do Antropocêntrico para o Biocêntrico. Territórios Metropolitanos Contemporâneos 2020.
Exportar Referência (IEEE)
J. R. Fonseca and V. N. Rato,  "A Mudança de Paradigma no Desenvolvimento Sustentável: do Antropocêntrico para o Biocêntrico", in Territórios Metropolitanos Contemporâneos 2020, Lisboa, 2020
Exportar BibTeX
@misc{fonseca2020_1714046534722,
	author = "fonseca, J. and Rato, V.",
	title = "A Mudança de Paradigma no Desenvolvimento Sustentável: do Antropocêntrico para o Biocêntrico",
	year = "2020"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A Mudança de Paradigma no Desenvolvimento Sustentável: do Antropocêntrico para o Biocêntrico
T2  - Territórios Metropolitanos Contemporâneos 2020
AU  - fonseca, J.
AU  - Rato, V.
PY  - 2020
CY  - Lisboa
AB  - Os atuais desafios da sustentabilidade não são problemas técnicos, mas essencialmente de mentalidade. A nossa visão mecanicista e antropocêntrica do mundo tem-nos vindo a afastar do mundo natural que queremos preservar. Este artigo tem como objetivo discutir o tipo de sistema de valores (mindset) que se considera necessário para a mudança – Biocêntrico, em contraponto com o vigente – Antropocêntrico, com base numa revisão de literatura sobre desenvolvimento sustentável e a análise de pensamentos emergentes a partir dos anos 70 do século XX. A discussão que se sintetiza neste trabalho conduz à proposta de uma analogia entre a capacidade de harmonização dos sistemas naturais com os sistemas humanos, encarado como um sistema vivo único que é o reduto final e primário da sustentabilidade e a complementaridade resultante das especificidades dos dois hemisférios do cérebro.
ER  -