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Pinheiro, A. M., Alturas, B. & Oliveira, A. (2020). A experiência dos utilizadores de jogos digitais e reflexões em torno do FIFA Ultimate Team. In Mesquita, A., Moreira, F., Soares, L., and Viamonte, M. J. (Ed.), 20ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2020). (pp. 55). Porto: Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.
A. M. Pinheiro et al., "A experiência dos utilizadores de jogos digitais e reflexões em torno do FIFA Ultimate Team", in 20ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2020), Mesquita, A., Moreira, F., Soares, L., and Viamonte, M. J., Ed., Porto, Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, 2020, pp. 55
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TY - CPAPER TI - A experiência dos utilizadores de jogos digitais e reflexões em torno do FIFA Ultimate Team T2 - 20ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2020) AU - Pinheiro, A. M. AU - Alturas, B. AU - Oliveira, A. PY - 2020 SP - 55 CY - Porto UR - https://capsi2020.apsi.pt/index.php/pt/ AB - O estudo foca-se nas percepções dos utilizadores de jogos digitais e é inserido no contexto de uso das novas tecnologias da informação e comunicação em meio à sociedade digital. Teve como objetivos verificar até que ponto a percepção de satisfação perante a vida e de socialização se relacionam com a utilização de jogos digitais, entre a população adulta, e; averiguar o que pensam os utilizadores do jogo FIFA, no modo Ultimate Team. Por meio do uso do focus-group online e de software livre para a análise de dados provenientes do discurso, o estudo apresenta resultados que sugerem relações significativas entre as variáveis satisfação perante a vida e socialização. No contexto de uso de jogos digitais, a percepção de satisfação perante a vida revelou-se como uma manifestação dependente das trocas sociais. Esclarece-se, inclusive, que o presente trabalho é relacionado com a temática de uma tese doutoral em curso. ER -