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Dias-Trindade, S., Correia, J. D. & Henriques, S. (2020). Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes. Revista Tempos e Espaços em Educação. 3 (32)
S. Dias-Trindade et al., "Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes", in Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 3, no. 32, 2020
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TY - JOUR TI - Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes T2 - Revista Tempos e Espaços em Educação VL - 3 IS - 32 AU - Dias-Trindade, S. AU - Correia, J. D. AU - Henriques, S. PY - 2020 SN - 2358-1425 DO - 10.20952/revtee.v13i32.14426 UR - https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14426 AB - O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia. ER -