Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Dias-Trindade, S., Correia, J. D. & Henriques, S. (2020). Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes. Revista Tempos e Espaços em Educação. 3 (32)
Exportar Referência (IEEE)
S. Dias-Trindade et al.,  "Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes", in Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 3, no. 32, 2020
Exportar BibTeX
@article{dias-trindade2020_1732211887493,
	author = "Dias-Trindade, S. and Correia, J. D. and Henriques, S.",
	title = "Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes",
	journal = "Revista Tempos e Espaços em Educação",
	year = "2020",
	volume = "3",
	number = "32",
	doi = "10.20952/revtee.v13i32.14426",
	url = "https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14426"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes
T2  - Revista Tempos e Espaços em Educação
VL  - 3
IS  - 32
AU  - Dias-Trindade, S.
AU  - Correia, J. D.
AU  - Henriques, S.
PY  - 2020
SN  - 2358-1425
DO  - 10.20952/revtee.v13i32.14426
UR  - https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14426
AB  - O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.
ER  -