Artigo em revista científica
Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes
Sara Dias-Trindade (Dias-Trindade, S.); Joana Duarte Correia (Correia, J. D.); Susana Henriques (Henriques, S.);
Título Revista
Revista Tempos e Espaços em Educação
Ano
2020
Língua
Português
País
Brasil
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(Última verificação: 2021-04-19 05:59)

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Abstract/Resumo
O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Educação básica,Ensino remoto emergencial,COVID-19,Competência digital docente
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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