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Capucha, L. (2020). Educação profissional, educação para o futuro. In Conselho Nacional de Educação (Ed.), Estado da Educação 2019. (pp. 446-452).: CNE – Conselho Nacional de Educação.
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L. M. Capucha,  "Educação profissional, educação para o futuro", in Estado da Educação 2019, Conselho Nacional de Educação, Ed., CNE – Conselho Nacional de Educação, 2020, pp. 446-452
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}
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TY  - CHAP
TI  - Educação profissional, educação para o futuro
T2  - Estado da Educação 2019
AU  - Capucha, L.
PY  - 2020
SP  - 446-452
SN  - 1647-8541
UR  - https://www.cnedu.pt/content/edicoes/estado_da_educacao/EE2019_Digital_Site.pdf
AB  - A European Political Strategy Unit da Comissão Europeia publicou, em 2017, o relatório 10 trends transforming education as we know it2. Segundo esse relatório, a educação é hoje processada em estágios iniciais da vida, utiliza quadros negros, livros e papéis, promove a literacia académica, baseia-se em preleções teóricas e na aprendizagem passiva, funcionando os professores como preletores num modelo de ensino estandardizado e em massa, baseado em disciplinas e focado nos conteúdos disciplinares. A educação é promovida principalmente por um conjunto restrito de atores estatais, religiosos e privados, que certificam os graus de ensino possuídos. Pelo contrário, a educação que se pretende para o futuro promove a aprendizagem ao longo da vida, processa-se num quadro branco com suporte digital e capaz de utilizar as realidades virtuais, assume novas formas de literacia, incluindo a digital, promove a aprendizagem experimental, por imersão, interativa, com seminários e cursos participativos, laboratórios, jogos e simulações, na qual os professores são mentores e treinadores. É feita à medida de cada indivíduo, baseada em competências, multidisciplinar, usa a lógica de projeto como estratégia pedagógica preferencial, é habilitada por aprendizagens digitais, beneficia de parceiros diferenciados
e de parcerias formativas. É uma educação orientada para a produção de capacidades, competências, talentos e para o potencial dos aprendentes.
ER  -