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Educação profissional, educação para o futuro
Luís Capucha (Capucha, L.);
Book Title
Estado da Educação 2019
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
A European Political Strategy Unit da Comissão Europeia publicou, em 2017, o relatório 10 trends transforming education as we know it2. Segundo esse relatório, a educação é hoje processada em estágios iniciais da vida, utiliza quadros negros, livros e papéis, promove a literacia académica, baseia-se em preleções teóricas e na aprendizagem passiva, funcionando os professores como preletores num modelo de ensino estandardizado e em massa, baseado em disciplinas e focado nos conteúdos disciplinares. A educação é promovida principalmente por um conjunto restrito de atores estatais, religiosos e privados, que certificam os graus de ensino possuídos. Pelo contrário, a educação que se pretende para o futuro promove a aprendizagem ao longo da vida, processa-se num quadro branco com suporte digital e capaz de utilizar as realidades virtuais, assume novas formas de literacia, incluindo a digital, promove a aprendizagem experimental, por imersão, interativa, com seminários e cursos participativos, laboratórios, jogos e simulações, na qual os professores são mentores e treinadores. É feita à medida de cada indivíduo, baseada em competências, multidisciplinar, usa a lógica de projeto como estratégia pedagógica preferencial, é habilitada por aprendizagens digitais, beneficia de parceiros diferenciados e de parcerias formativas. É uma educação orientada para a produção de capacidades, competências, talentos e para o potencial dos aprendentes.
Acknowledgements
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Keywords