Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Henriques, S., Moreira, J. & Goulão, M. F. (2019). Retratos do docente no ensino superior online: pedagogias e tecnologias. In Ana Isabel Ribeiro, Daniela Melaré Vieira Barros (Ed.), Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior. (pp. 11-20). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
S. A. Henriques et al., "Retratos do docente no ensino superior online: pedagogias e tecnologias", in Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior, Ana Isabel Ribeiro, Daniela Melaré Vieira Barros, Ed., Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, pp. 11-20
@incollection{henriques2019_1734959414372, author = "Henriques, S. and Moreira, J. and Goulão, M. F.", title = "Retratos do docente no ensino superior online: pedagogias e tecnologias", chapter = "", booktitle = "Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior", year = "2019", volume = "", series = "(Conferências e debates interdisciplinares", edition = "", pages = "11-11", publisher = "Imprensa da Universidade de Coimbra", address = "Coimbra", url = "https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/47375/1/Pedagogia_e_Didatica.pdf" }
TY - CHAP TI - Retratos do docente no ensino superior online: pedagogias e tecnologias T2 - Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior AU - Henriques, S. AU - Moreira, J. AU - Goulão, M. F. PY - 2019 SP - 11-20 DO - 10.14195/978-989-26-1716-9 CY - Coimbra UR - https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/47375/1/Pedagogia_e_Didatica.pdf AB - O desenvolvimento tecnológico, bem como as exigências da sociedade e do mercado de trabalho impelem para a mudança dos ambientes de aprendizagem. Estas mudanças passam pela redefinição de papéis, formas de interação e promoção do trabalho colaborativo e da aprendizagem em rede. É, pois evidente que, o redimensionamento dos cenários educativos implica alterações e redefinição do papel e das funções do professor, de modo a adaptar-se às caraterísticas deste tipo de ensino (Goulão, 2012; Baran, Correia, Thompson, 2011). Dito de outro modo, as modificações do contexto implicam alterações e redefinições do papel e das funções do professor, exigindo esforços de adaptação às caraterísticas de um tipo de ensino ajustado aos ambientes digitais de aprendizagem. ER -