Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Henriques, S., Moreira, J. & Goulão, M. F. (2019). Retratos do docente no ensino superior online: pedagogias e tecnologias. In Ana Isabel Ribeiro, Daniela Melaré Vieira Barros (Ed.), Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior. (pp. 11-20). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Exportar Referência (IEEE)
S. A. Henriques et al.,  "Retratos do docente no ensino superior online: pedagogias e tecnologias", in Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior, Ana Isabel Ribeiro, Daniela Melaré Vieira Barros, Ed., Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, pp. 11-20
Exportar BibTeX
@incollection{henriques2019_1734959414372,
	author = "Henriques, S. and Moreira, J. and Goulão, M. F.",
	title = "Retratos do docente no ensino superior online: pedagogias e tecnologias",
	chapter = "",
	booktitle = "Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior",
	year = "2019",
	volume = "",
	series = "(Conferências e debates interdisciplinares",
	edition = "",
	pages = "11-11",
	publisher = "Imprensa da Universidade de Coimbra",
	address = "Coimbra",
	url = "https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/47375/1/Pedagogia_e_Didatica.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Retratos do docente no ensino superior online: pedagogias e tecnologias
T2  - Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior
AU  - Henriques, S.
AU  - Moreira, J.
AU  - Goulão, M. F.
PY  - 2019
SP  - 11-20
DO  - 10.14195/978-989-26-1716-9
CY  - Coimbra
UR  - https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/47375/1/Pedagogia_e_Didatica.pdf
AB  - O desenvolvimento tecnológico, bem como as exigências da sociedade e do mercado de trabalho impelem para a mudança dos ambientes de aprendizagem. Estas mudanças passam pela redefinição de papéis, formas de interação e promoção do trabalho colaborativo e da aprendizagem em rede. É, pois evidente que, o redimensionamento dos cenários educativos implica alterações e redefinição do papel e das funções do professor, de modo a adaptar-se às caraterísticas deste tipo de ensino (Goulão, 2012; Baran, Correia, Thompson, 2011). Dito de outro modo, as modificações do contexto implicam alterações e redefinições do papel e das funções do professor, exigindo esforços de adaptação às caraterísticas de um tipo de ensino ajustado aos ambientes digitais de aprendizagem. 
ER  -