Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Henriques, S., Neves, C., Silva, A. P., Abrantes, P., Backstrom, B., Falé, I....Ramos, M. R. (2020). Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados. Fórum Sociológico. 37, 49-62
S. A. Henriques et al., "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados", in Fórum Sociológico, no. 37, pp. 49-62, 2020
@article{henriques2020_1764915396270,
author = "Henriques, S. and Neves, C. and Silva, A. P. and Abrantes, P. and Backstrom, B. and Falé, I. and Jacquinet, M. and Magano, O. and Ramos, M. R. ",
title = "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados",
journal = "Fórum Sociológico",
year = "2020",
volume = "",
number = "37",
doi = "10.4000/sociologico.9511",
pages = "49-62",
url = "https://journals.openedition.org/sociologico/9511"
}
TY - JOUR TI - Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados T2 - Fórum Sociológico IS - 37 AU - Henriques, S. AU - Neves, C. AU - Silva, A. P. AU - Abrantes, P. AU - Backstrom, B. AU - Falé, I. AU - Jacquinet, M. AU - Magano, O. AU - Ramos, M. R. PY - 2020 SP - 49-62 SN - 0872-8380 DO - 10.4000/sociologico.9511 UR - https://journals.openedition.org/sociologico/9511 AB - Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional. ER -
Português