Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Henriques, S., Neves, C., Silva, A. P., Abrantes, P., Backstrom, B., Falé, I....Ramos, M. R.  (2020). Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados. Fórum Sociológico. 37, 49-62
Exportar Referência (IEEE)
S. A. Henriques et al.,  "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados", in Fórum Sociológico, no. 37, pp. 49-62, 2020
Exportar BibTeX
@article{henriques2020_1732205851615,
	author = "Henriques, S. and Neves, C. and Silva, A. P. and Abrantes, P. and Backstrom, B. and Falé, I. and Jacquinet, M. and Magano, O. and Ramos, M. R. ",
	title = "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados",
	journal = "Fórum Sociológico",
	year = "2020",
	volume = "",
	number = "37",
	doi = "10.4000/sociologico.9511",
	pages = "49-62",
	url = "https://journals.openedition.org/sociologico/9511"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
T2  - Fórum Sociológico
IS  - 37
AU  - Henriques, S.
AU  - Neves, C.
AU  - Silva, A. P.
AU  - Abrantes, P.
AU  - Backstrom, B.
AU  - Falé, I.
AU  - Jacquinet, M.
AU  - Magano, O.
AU  - Ramos, M. R. 
PY  - 2020
SP  - 49-62
SN  - 0872-8380
DO  - 10.4000/sociologico.9511
UR  - https://journals.openedition.org/sociologico/9511
AB  - Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.
ER  -