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Henriques, S., Neves, C., Silva, A. P., Abrantes, P., Backstrom, B., Falé, I....Ramos, M. R. (2020). Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados. Fórum Sociológico. 37, 49-62
S. A. Henriques et al., "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados", in Fórum Sociológico, no. 37, pp. 49-62, 2020
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TY - JOUR TI - Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados T2 - Fórum Sociológico IS - 37 AU - Henriques, S. AU - Neves, C. AU - Silva, A. P. AU - Abrantes, P. AU - Backstrom, B. AU - Falé, I. AU - Jacquinet, M. AU - Magano, O. AU - Ramos, M. R. PY - 2020 SP - 49-62 SN - 0872-8380 DO - 10.4000/sociologico.9511 UR - https://journals.openedition.org/sociologico/9511 AB - Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional. ER -