Ciência-IUL    Comunicações    Descrição Detalhada da Comunicação    Exportar

Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Bizarro, S., Ferreiro, Maria de Fátima & Salavisa, I. (2020). Emergência de redes alimentares alternativas na Área Metropolitana de Lisboa: práticas, barreiras e oportunidades. Comunidades e Redes para a Inovação Territorial .
Exportar Referência (IEEE)
S. R. Bizarro et al.,  "Emergência de redes alimentares alternativas na Área Metropolitana de Lisboa: práticas, barreiras e oportunidades", in Comunidades e Redes para a Inovação Territorial , Aveiro, 2020
Exportar BibTeX
@misc{bizarro2020_1618561962627,
	author = "Bizarro, S. and Ferreiro, Maria de Fátima and Salavisa, I.",
	title = "Emergência de redes alimentares alternativas na Área Metropolitana de Lisboa: práticas, barreiras e oportunidades",
	year = "2020",
	howpublished = "Impresso",
	url = "https://www.ua.pt/pt/confcenter"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Emergência de redes alimentares alternativas na Área Metropolitana de Lisboa: práticas, barreiras e oportunidades
T2  - Comunidades e Redes para a Inovação Territorial 
AU  - Bizarro, S.
AU  - Ferreiro, Maria de Fátima
AU  - Salavisa, I.
PY  - 2020
CY  - Aveiro
UR  - https://www.ua.pt/pt/confcenter
AB  - O sistema agroalimentar ocupa uma posição central nos desafios societais contemporâneos. A inadequação do seu modelo de desenvolvimento reforça cada vez mais a necessidade e a oportunidade de promover a sua transição para moldes mais sustentáveis (Sutherland et al., 2015). Este processo implica o desenvolvimento de novas lógicas de produção e consumo, assim como uma profunda reestruturação funcional, económica e social que será determinante para o incremento da resiliência territorial (Spaargaren et al., 2012). Neste contexto, a presente investigação propõe uma reflexão sobre o potencial das redes alimentares alternativas como catalisadores de mudança (Goodman et al., 2012). O contexto analítico centra-se na Área Metropolitana de Lisboa (AML), onde serão considerados diferentes casos de estudo que pretendem ilustrar as dinâmicas de inovação de base local (i.e., perfil e motivações dos seus promotores, políticas públicas, redes de parcerias) e os recursos necessários à estruturação de os novos modelos de gestão, planeamento e governança que estimulem um novo paradigma de sustentabilidade. 


ER  -