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Ramos, M. & Morais, C. (2018). Plágio e outras fraudes académicas na perspetiva dos docentes. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), Atas do X Congresso Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.
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M. M. Ramos and C. Morais,  "Plágio e outras fraudes académicas na perspetiva dos docentes", in Atas do X Congr.o Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo, Associação Portuguesa de Sociologia, Ed., Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia, 2018
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TY  - CPAPER
TI  - Plágio e outras fraudes académicas na perspetiva dos docentes
T2  - Atas do X Congresso Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo
AU  - Ramos, M.
AU  - Morais, C.
PY  - 2018
CY  - Lisboa
UR  - https://aps.pt/pt/atas-x-congresso/
AB  - As perceções e práticas dos docentes do ensino superior quando confrontados com situações de plágio ou de outras fraudes por parte dos seus discentes determinam, em grande medida, o sucesso das políticas institucionais de combate à fraude académica. Essas políticas e a ação docente nesse âmbito enfrentam atualmente grandes desafios, não só porque a expansão do sistema de ensino superior necessariamente multiplicou a incidência de práticas fraudulentas, mas também porque a evolução das tecnologias de comunicação e de informação, assim como a generalização e facilidade de acesso à internet, lhes deram novos contornos e maior sofisticação. Esta comunicação tem por objetivo apresentar e discutir alguns resultados de um estudo que principia por determinar o tipo de práticas que os docentes do ensino superior percecionam como fraudulentas, para depois averiguar qual a seriação de gravidade que delas fazem, os fatores que consideram inibi-las e quais as medidas que empreendem nessas situações. Este estudo avalia igualmente se essas perceções e práticas se distinguem de acordo com o género ou a idade dos docentes ou se divergem consoante a maior, ou menor, familiaridade com os procedimentos adotados na sua instituição de ensino. Trata-se de um estudo de caso efetuado no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), com recurso à aplicação de um inquérito por questionário.
ER  -