Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Bialoborska, M. (2020). Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe do colonialismo para independência.
Exportar Referência (IEEE)
M. A. Chambel,  "Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe do colonialismo para independência",, 2020
Exportar BibTeX
@null{chambel2020_1713508151757,
	year = "2020"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe do colonialismo para independência
AU  - Bialoborska, M.
PY  - 2020
AB  - Esta tese estuda as transformações do panorama musical em São Tomé e Príncipe desde meados do século XIX, altura da recolonização das ilhas e da construção de roças de café e cacau, até à década de 1990. A apresentação da situação política, social, económica e cultural do arquipélago no período colonial e nos primeiros anos da independência serve como pano de fundo para a análise da actividade musical de vários grupos socioculturais – ilhéus, portugueses, trabalhadores contratados e seus descendentes – que habitavam o arquipélago. Uma atenção especial é dada às fronteiras, linhas que separam, visíveis e invisíveis e às suas deslocações e alterações naquele período. A sua dinâmica, resultante da situação local e internacional, reflectiu-se na sociedade e, consequentemente, na música dos habitantes do arquipélago.
A construção do corpus de estudo, através da recolha de gravações de música, da revisão da imprensa, da consulta de materiais arquivísticos escritos e visuais, e também da realização de entrevistas, foi o ponto de partida para a descrição e a análise da música criada e recriada nas ilhas. A contextualização proposta evidencia que o panorama musical de um determinado território é dinâmico e reflecte a sua situação política e social, mas não depende só dela. Embora dependendo de circunstâncias várias, a música tem a capacidade de mobilizar para mudanças sociopolíticas. 

ER  -