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Fernandes, D., Machado, A. E. & Candeias, F. (2020). Para uma Avaliação Pedagógica: Processos e Dinâmicas de Formação no Projeto MAIA (2019_2020).
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D. M. Fernandes et al.,  "Para uma Avaliação Pedagógica: Processos e Dinâmicas de Formação no Projeto MAIA (2019_2020)",, 2020
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TY  - RPRT
TI  - Para uma Avaliação Pedagógica: Processos e Dinâmicas de Formação no Projeto MAIA (2019_2020)
AU  - Fernandes, D.
AU  - Machado, A. E.
AU  - Candeias, F.
PY  - 2020
AB  - Este relatório é uma síntese da investigação realizada no âmbito do Projeto MAIA, um projeto de âmbito nacional e de adesão voluntária, ao longo de cerca de 10 meses (outubro de 2019-julho de 2020) e que foi pensada e delineada na fase de conceção do referido projeto. Este facto significa que todos os processos inerentes à investigação foram realizados desde a fase inicial de desenvolvimento do projeto até à conclusão do seu primeiro ano de vigência. O seu o principal propósito é descrever o que aconteceu durante o processo de desenvolvimento do Projeto MAIA em dimensões tais como os processos e dinâmicas de formação, de acompanhamento e de monitorização, a caraterização dos principais intervenientes e a descrição do trabalho realizado pelos formandos. O relatório foi igualmente pensado para poder constituir um meio que permita suscitar a discussão sobre uma diversidade de questões relacionadas com o domínio do conhecimento da avaliação e, muito particularmente, da avaliação pedagógica, da responsabilidade dos professores e das escolas e que, tipicamente, ocorre em contextos de sala de aula.
A pesquisa foi orientada e delimitada por uma Matriz da Investigação em que estão identificados seis objetos primordiais, a saber: a) participantes individuais; b) participantes institucionais; c) processos de acompanhamento e de monitorização; d) processos e dinâmicas de capacitação e de formação; e) práticas desenvolvidas pelos formandos; e f) perceções gerais de participantes acerca do desenvolvimento do projeto. 
ER  -