Relatório
Para uma Avaliação Pedagógica: Processos e Dinâmicas de Formação no Projeto MAIA (2019_2020)
Domingos Fernandes (Fernandes, D.); Eusébio André Machado (Machado, A. E.); Fernanda Sande Candeias (Candeias, F.);
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este relatório é uma síntese da investigação realizada no âmbito do Projeto MAIA, um projeto de âmbito nacional e de adesão voluntária, ao longo de cerca de 10 meses (outubro de 2019-julho de 2020) e que foi pensada e delineada na fase de conceção do referido projeto. Este facto significa que todos os processos inerentes à investigação foram realizados desde a fase inicial de desenvolvimento do projeto até à conclusão do seu primeiro ano de vigência. O seu o principal propósito é descrever o que aconteceu durante o processo de desenvolvimento do Projeto MAIA em dimensões tais como os processos e dinâmicas de formação, de acompanhamento e de monitorização, a caraterização dos principais intervenientes e a descrição do trabalho realizado pelos formandos. O relatório foi igualmente pensado para poder constituir um meio que permita suscitar a discussão sobre uma diversidade de questões relacionadas com o domínio do conhecimento da avaliação e, muito particularmente, da avaliação pedagógica, da responsabilidade dos professores e das escolas e que, tipicamente, ocorre em contextos de sala de aula. A pesquisa foi orientada e delimitada por uma Matriz da Investigação em que estão identificados seis objetos primordiais, a saber: a) participantes individuais; b) participantes institucionais; c) processos de acompanhamento e de monitorização; d) processos e dinâmicas de capacitação e de formação; e) práticas desenvolvidas pelos formandos; e f) perceções gerais de participantes acerca do desenvolvimento do projeto.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório anual de projecto nacional
Palavras-chave
Avaliação Educacional,Políticas Públicas,Avaliação Pedagógica,Formação de Professores
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.