Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Fernandes, D. (2016). Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA. Cadernos Cedes. 36 (99), 223-238
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Fernandes,  "Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA", in Cadernos Cedes, vol. 36, no. 99, pp. 223-238, 2016
Exportar BibTeX
@article{fernandes2016_1732205924721,
	author = "Fernandes, D.",
	title = "Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA",
	journal = "Cadernos Cedes",
	year = "2016",
	volume = "36",
	number = "99",
	doi = "10.1590/CC0101-32622016160370",
	pages = "223-238",
	url = "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-3262&lng=en&nrm=iso"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA
T2  - Cadernos Cedes
VL  - 36
IS  - 99
AU  - Fernandes, D.
PY  - 2016
SP  - 223-238
SN  - 0101-3262
DO  - 10.1590/CC0101-32622016160370
UR  - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-3262&lng=en&nrm=iso
AB  - O propósito deste artigo foi analisar práticas de ensino e avaliação de docentes de quatro universidades portuguesas, a partir do projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagem em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (AVENA). Na chamada fase intensiva do projeto, baseada em observações de aulas e em entrevistas a docentes e estudantes, os dados foram integrados por meio de quatro metanarrativas. A análise mostrou que, em geral, as práticas de ensino e avaliação eram consistentes com uma pedagogia centrada no docente, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar. Porém, a pesquisa também permitiu identificar práticas de docentes mais baseadas na avaliação para aprender e na distribuição de feedback, em que os estudantes estavam no centro das dinâmicas pedagógicas, participando ativamente na construção de sua aprendizagem. Ou seja, práticas associadas a ambientes pedagógicos que favorecem melhor e mais profunda aprendizagem por parte dos estudantes.
ER  -