Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Fernandes, D. (2016). Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA. Cadernos Cedes. 36 (99), 223-238
D. M. Fernandes, "Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA", in Cadernos Cedes, vol. 36, no. 99, pp. 223-238, 2016
@article{fernandes2016_1732205924721, author = "Fernandes, D.", title = "Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA", journal = "Cadernos Cedes", year = "2016", volume = "36", number = "99", doi = "10.1590/CC0101-32622016160370", pages = "223-238", url = "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-3262&lng=en&nrm=iso" }
TY - JOUR TI - Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA T2 - Cadernos Cedes VL - 36 IS - 99 AU - Fernandes, D. PY - 2016 SP - 223-238 SN - 0101-3262 DO - 10.1590/CC0101-32622016160370 UR - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-3262&lng=en&nrm=iso AB - O propósito deste artigo foi analisar práticas de ensino e avaliação de docentes de quatro universidades portuguesas, a partir do projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagem em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (AVENA). Na chamada fase intensiva do projeto, baseada em observações de aulas e em entrevistas a docentes e estudantes, os dados foram integrados por meio de quatro metanarrativas. A análise mostrou que, em geral, as práticas de ensino e avaliação eram consistentes com uma pedagogia centrada no docente, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar. Porém, a pesquisa também permitiu identificar práticas de docentes mais baseadas na avaliação para aprender e na distribuição de feedback, em que os estudantes estavam no centro das dinâmicas pedagógicas, participando ativamente na construção de sua aprendizagem. Ou seja, práticas associadas a ambientes pedagógicos que favorecem melhor e mais profunda aprendizagem por parte dos estudantes. ER -