Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Fernandes, D. (2015). Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português. Estudos em Avaliação Educacional. 26 (63), 596-629
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Fernandes,  "Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português", in Estudos em Avaliação Educacional, vol. 26, no. 63, pp. 596-629, 2015
Exportar BibTeX
@article{fernandes2015_1714184652511,
	author = "Fernandes, D.",
	title = "Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português",
	journal = "Estudos em Avaliação Educacional",
	year = "2015",
	volume = "26",
	number = "63",
	doi = "10.18222/eae.v26i63.3687",
	pages = "596-629",
	url = "http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/3687"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português
T2  - Estudos em Avaliação Educacional
VL  - 26
IS  - 63
AU  - Fernandes, D.
PY  - 2015
SP  - 596-629
SN  - 0103-6831
DO  - 10.18222/eae.v26i63.3687
UR  - http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/3687
AB  - O  propósito  deste  artigo  foi  analisar  percepções  e  práticas  de  
avaliação   de   docentes   e   estudantes   de   quatro   universidades   
portuguesas.   As   percepções   foram   estudadas   por   meio   de   um   
questionário  administrado  a  docentes  e  estudantes.  As  práticas  de  
avaliação  foram  pesquisadas  através  de  observações  de  aulas  e  de  
entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em 
geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes 
com  uma  pedagogia  centrada  nos  docentes,  baseada  na  exposição  
das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia 
em  que  os  estudantes  estão  no  centro  das  dinâmicas  pedagógicas,  
baseada na avaliação para aprender e na distribuição de 
feedback. As  percepções  e  práticas  enquadráveis  nessa  última  perspetiva,  
ainda  que  minoritárias,  revelaram  que  é  possível  evoluir  para  uma  
pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.
ER  -