Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Fernandes, D. (2015). Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português. Estudos em Avaliação Educacional. 26 (63), 596-629
D. M. Fernandes, "Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português", in Estudos em Avaliação Educacional, vol. 26, no. 63, pp. 596-629, 2015
@article{fernandes2015_1732205127332, author = "Fernandes, D.", title = "Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português", journal = "Estudos em Avaliação Educacional", year = "2015", volume = "26", number = "63", doi = "10.18222/eae.v26i63.3687", pages = "596-629", url = "http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/3687" }
TY - JOUR TI - Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português T2 - Estudos em Avaliação Educacional VL - 26 IS - 63 AU - Fernandes, D. PY - 2015 SP - 596-629 SN - 0103-6831 DO - 10.18222/eae.v26i63.3687 UR - http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/3687 AB - O propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas, baseada na avaliação para aprender e na distribuição de feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva, ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior. ER -