Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Fernandes, D. (2013). Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos.  Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 21 (78), 11-34
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Fernandes,  "Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. ", in Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 21, no. 78, pp. 11-34, 2013
Exportar BibTeX
@article{fernandes2013_1732251742524,
	author = "Fernandes, D.",
	title = "Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. ",
	journal = "Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação",
	year = "2013",
	volume = "21",
	number = "78",
	pages = "11-34",
	url = "https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/about/editorialPolicies#custom-1"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. 
T2  - Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
VL  - 21
IS  - 78
AU  - Fernandes, D.
PY  - 2013
SP  - 11-34
SN  - 0104-4036
UR  - https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/about/editorialPolicies#custom-1
AB  - Neste artigo discutiram-se quatro questoes criticas da avaliação: a) avaliação formal e informal; b) a avaliação como (trans)disciplina; c) avaliação e qualidade; e d) avaliação e discernimento pragmatico. A finalidade da discussao era contribuir para desenvolver práticas de avaliação que pudessem responder melhor aos desafios dos sistemas educacionais. A discussao pareceu mostrar que a avaliação a desenvolver nos proximos anos tem que ser um processo com melhor integração teorica e melhor articulação entre diferentes visoes epistemologicas e metodologicas que influenciam as práticas avaliativas. De igual modo, mostrou que, cada vez mais, a avaliação tem que ser um esforco partilhado por investigadores e avaliadores da diversidade de disciplinas que sejam indispensaveis para descrever, analisar e interpretar a realidade a avaliar.
ER  -