Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Fernandes, D. (2013). Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 21 (78), 11-34
D. M. Fernandes, "Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. ", in Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 21, no. 78, pp. 11-34, 2013
@article{fernandes2013_1732251742524, author = "Fernandes, D.", title = "Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. ", journal = "Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação", year = "2013", volume = "21", number = "78", pages = "11-34", url = "https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/about/editorialPolicies#custom-1" }
TY - JOUR TI - Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. T2 - Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação VL - 21 IS - 78 AU - Fernandes, D. PY - 2013 SP - 11-34 SN - 0104-4036 UR - https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/about/editorialPolicies#custom-1 AB - Neste artigo discutiram-se quatro questoes criticas da avaliação: a) avaliação formal e informal; b) a avaliação como (trans)disciplina; c) avaliação e qualidade; e d) avaliação e discernimento pragmatico. A finalidade da discussao era contribuir para desenvolver práticas de avaliação que pudessem responder melhor aos desafios dos sistemas educacionais. A discussao pareceu mostrar que a avaliação a desenvolver nos proximos anos tem que ser um processo com melhor integração teorica e melhor articulação entre diferentes visoes epistemologicas e metodologicas que influenciam as práticas avaliativas. De igual modo, mostrou que, cada vez mais, a avaliação tem que ser um esforco partilhado por investigadores e avaliadores da diversidade de disciplinas que sejam indispensaveis para descrever, analisar e interpretar a realidade a avaliar. ER -