Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos.
Título Revista
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Neste artigo discutiram-se quatro questoes criticas da avaliação: a) avaliação formal e informal; b) a avaliação como (trans)disciplina; c) avaliação e qualidade; e d) avaliação e discernimento pragmatico. A finalidade da discussao era contribuir para desenvolver práticas de avaliação que pudessem responder melhor aos desafios dos sistemas educacionais. A discussao pareceu mostrar que a avaliação a desenvolver nos proximos anos tem que ser um processo com melhor integração teorica e melhor articulação entre diferentes visoes epistemologicas e metodologicas que influenciam as práticas avaliativas. De igual modo, mostrou que, cada vez mais, a avaliação tem que ser um esforco partilhado por investigadores e avaliadores da diversidade de disciplinas que sejam indispensaveis para descrever, analisar e interpretar a realidade a avaliar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação Educacional,Teoria da Avaliação,Epistemologia da Avaliação,Avaliação e Qualidade
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.