Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalho da Silva, V. (2021). Adult Education and Lifelong learning in Southern European Societies . International Conference Sociology of Education in Southern Europe: a step forward .
Exportar Referência (IEEE)
V. P. Silva,  "Adult Education and Lifelong learning in Southern European Societies ", in Int. Conf. Sociology of Education in Southern Europe: a step forward , Milan , 2021
Exportar BibTeX
@misc{silva2021_1714048585616,
	author = "Carvalho da Silva, V.",
	title = "Adult Education and Lifelong learning in Southern European Societies ",
	year = "2021",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://jornalsocedu.wordpress.com/2020/01/08/conferencia-internacional-sociology-of-education-in-southern-europe-a-step-forward-milao-2020/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Adult Education and Lifelong learning in Southern European Societies 
T2  - International Conference Sociology of Education in Southern Europe: a step forward 
AU  - Carvalho da Silva, V.
PY  - 2021
CY  - Milan 
UR  - https://jornalsocedu.wordpress.com/2020/01/08/conferencia-internacional-sociology-of-education-in-southern-europe-a-step-forward-milao-2020/
AB  - Num quadro de generalização da educação e de centralidade do conhecimento nas sociedades atuais, acompanhado pela intrageracionalidade (Enguita, 2007) da mudança, exigiu-se aos indivíduos um envolvimento ativo e contínuo em novas etapas de educação e aprendizagem. Afirmou-se o direito - e o dever - a uma relação com a educação - para lá da educação inicial e da escola- que deve acontecer ao longo e ao largo da vida.
A cosmopolitização (Beck, 2016) das sociedades atuais, sublinha a importância de uma análise transnacional, para a compreensão dos fenómenos sociais. Reconhecendo a suma relevância de um olhar que compare os países que constituem o Sul da Europa, esta proposta de comunicação visa dar conta das regularidades e diferenças encontradas nos sistemas de educação e formação de adultos e na relação que os adultos, de cada um destes países, trava com a educação ao longo da vida.  
Porque a relação e a participação dos adultos com a ELV, só poderá ser analisada a partir do conhecimento da estrutura social em que esta decorre, e dos seus sistemas de educação e formação de adultos, num primeiro momento, apresentar-se-á o resultado de uma análise documental que compara os sistemas de educação de adultos nos países do Sul da Europa: a sua história, contextos (níveis de escolaridade da população), políticas públicas/programas, entidades promotoras e diferentes modalidades de oferta.
Posteriormente, e partindo da análise secundária dos dados do Adult Education Survey (2016), comparar-se-á a relação dos adultos destes países com a educação ao longo da vida: participação e obstáculos no envolvimento com os diferentes tipos de educação (formal, não formal e informal). 
	O diálogo entre estas comparações permitirá que estes países aprendam uns com os outros, identificando boas práticas que possam servir de pontos de referência à concretização da generalização do acesso à ELV.

ER  -