Comunicação em evento científico
Adult Education and Lifelong learning in Southern European Societies
Vanessa Carvalho da Silva (Carvalho da Silva, V.);
Título Evento
International Conference Sociology of Education in Southern Europe: a step forward
Ano
2021
Língua
Inglês
País
Itália
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Abstract/Resumo
Num quadro de generalização da educação e de centralidade do conhecimento nas sociedades atuais, acompanhado pela intrageracionalidade (Enguita, 2007) da mudança, exigiu-se aos indivíduos um envolvimento ativo e contínuo em novas etapas de educação e aprendizagem. Afirmou-se o direito - e o dever - a uma relação com a educação - para lá da educação inicial e da escola- que deve acontecer ao longo e ao largo da vida. A cosmopolitização (Beck, 2016) das sociedades atuais, sublinha a importância de uma análise transnacional, para a compreensão dos fenómenos sociais. Reconhecendo a suma relevância de um olhar que compare os países que constituem o Sul da Europa, esta proposta de comunicação visa dar conta das regularidades e diferenças encontradas nos sistemas de educação e formação de adultos e na relação que os adultos, de cada um destes países, trava com a educação ao longo da vida. Porque a relação e a participação dos adultos com a ELV, só poderá ser analisada a partir do conhecimento da estrutura social em que esta decorre, e dos seus sistemas de educação e formação de adultos, num primeiro momento, apresentar-se-á o resultado de uma análise documental que compara os sistemas de educação de adultos nos países do Sul da Europa: a sua história, contextos (níveis de escolaridade da população), políticas públicas/programas, entidades promotoras e diferentes modalidades de oferta. Posteriormente, e partindo da análise secundária dos dados do Adult Education Survey (2016), comparar-se-á a relação dos adultos destes países com a educação ao longo da vida: participação e obstáculos no envolvimento com os diferentes tipos de educação (formal, não formal e informal). O diálogo entre estas comparações permitirá que estes países aprendam uns com os outros, identificando boas práticas que possam servir de pontos de referência à concretização da generalização do acesso à ELV.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Lifelong learning,non-formal education,informal education

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.