Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neves, D. M. (2020). Representações da gravidez e do parto na imprensa feminina portuguesa: o caso da revista Modas & Bordados entre 1960 e 1977. Colóquio O Feminino nos Arquivos.
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Neves,  "Representações da gravidez e do parto na imprensa feminina portuguesa: o caso da revista Modas & Bordados entre 1960 e 1977", in Colóquio O Feminino nos Arquivos, Ponta Delgada, Açores, 2020
Exportar BibTeX
@misc{neves2020_1713627971587,
	author = "Neves, D. M.",
	title = "Representações da gravidez e do parto na imprensa feminina portuguesa: o caso da revista Modas & Bordados entre 1960 e 1977",
	year = "2020",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "https://bparpd.azores.gov.pt/evento/coloquio-o-feminino-nos-arquivos-evento-live/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Representações da gravidez e do parto na imprensa feminina portuguesa: o caso da revista Modas & Bordados entre 1960 e 1977
T2  - Colóquio O Feminino nos Arquivos
AU  - Neves, D. M.
PY  - 2020
CY  - Ponta Delgada, Açores
UR  - https://bparpd.azores.gov.pt/evento/coloquio-o-feminino-nos-arquivos-evento-live/
AB  - Modas & Bordados é o título de uma publicação dirigida ao público feminino, que atravessou uma grande parte do século XX Português. Nascida como suplemento do jornal O Século, em 1912, esta revista acompanhou importantes mudanças da sociedade portuguesa, refletindo transformações nos ideários e nas condições de vida das mulheres no país. 
Ao longo dos tempos, a par de conselhos de moda, culinária, saúde e beleza, os debates sobre a condição social das mulheres e assuntos políticos foram ganhando uma crescente relevância na publicação, fazendo desta revista semanal um baluarte da intervenção e das reivindicações femininas da época.  
Neste texto vamos abordar o lugar que, na Modas & Bordados, foi estando reservado aos temas da gravidez, do parto e do cuidado das crianças, no período entre 1960 e 1977. Na impossibilidade de abarcar todo o tempo de atividade da publicação (e os seus mais de três milhares de números), optámos por centrar a análise nas décadas de 1960 e 1970, para tentar perceber de que forma a evolução das representações sobre gravidez e parto pode ser refratária das intensas transformações ocorridas na sociedade portuguesa nos períodos que antecederam e se seguiram à Revolução de Abril de 1974. 

ER  -