Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Reis, B. C. (2020). Portugal e o Brasil entre a ascensão do Indo-Pacífico e a eventual queda do Atlântico. Nação e Defesa. 156, 141-163
Exportar Referência (IEEE)
B. C. Reis,  "Portugal e o Brasil entre a ascensão do Indo-Pacífico e a eventual queda do Atlântico", in Nação e Defesa, no. 156, pp. 141-163, 2020
Exportar BibTeX
@article{reis2020_1714164011567,
	author = "Reis, B. C.",
	title = "Portugal e o Brasil entre a ascensão do Indo-Pacífico e a eventual queda do Atlântico",
	journal = "Nação e Defesa",
	year = "2020",
	volume = "",
	number = "156",
	pages = "141-163",
	url = "https://www.idn.gov.pt/pt/publicacoes/nacao"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Portugal e o Brasil entre a ascensão do Indo-Pacífico e a eventual queda do Atlântico
T2  - Nação e Defesa
IS  - 156
AU  - Reis, B. C.
PY  - 2020
SP  - 141-163
SN  - 0870-757X
UR  - https://www.idn.gov.pt/pt/publicacoes/nacao
AB  - O impacto da pandemia da Covid-19 foi visto por alguns, já inclinados a subscrever esta ideia, como  a  confirmação  do  inevitável  colapso  das potências do Atlântico Norte e da ascensão ir-resistível  das  potências  do  Indo-Pacífico.  Será realmente assim? E se sim, quais as implicações para Portugal e o Brasil? Este artigo tem como objetivo avaliar até que ponto as mudanças na política, na economia, e na segurança global das últimas décadas afetaram a centralidade das po-tências do Atlântico, em particular do Atlântico Norte, num sistema político global e globalizado em cuja construção estas últimas tiveram um pa-pel fundamental nos últimos séculos.
O artigo defende que o que temos, para já, é um suave declínio relativo do peso global do Atlân-tico Norte face à ascensão da China e outras po-tências asiáticas. Porém, também reconhece que o Ocidente, e sobretudo a União Europeia e a OTAN, têm algumas vulnerabilidades e podem entrar em colapso. Apontamos para algumas das consequências prováveis destes dados para os interesses e as prioridades de Portugal e do Brasil, assim como para as respetivas relações bilaterais, sublinhando que não há ganhos nem perdas automáticas ou garantidas na política internacional.
ER  -