Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Marat-Mendes, T., Lopes, S. S. & Borges, J.C. (2021). Agricultura urbana: modelos de desenho urbano para um planeamento sustentável. In Compêndio de Políticas Urbanas. documento de trabalho. Porto: CITTA.
Exportar Referência (IEEE)
T. M. Marat-Mendes et al.,  "Agricultura urbana: modelos de desenho urbano para um planeamento sustentável", in Compêndio de Políticas Urbanas. documento de trabalho, Porto, CITTA, 2021
Exportar BibTeX
@incollection{marat-mendes2021_1711726351489,
	author = "Marat-Mendes, T. and Lopes, S. S. and Borges, J.C.",
	title = "Agricultura urbana: modelos de desenho urbano para um planeamento sustentável",
	chapter = "",
	booktitle = "Compêndio de Políticas Urbanas. documento de trabalho",
	year = "2021",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	publisher = "CITTA",
	address = "Porto",
	url = "https://projectsplach.up.pt/compendium-urban-policies-pt/20-agricultura-urbana-modelos-de-desenho-urbano-para-um-planeamento-sustent%C3%A1vel/"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Agricultura urbana: modelos de desenho urbano para um planeamento sustentável
T2  - Compêndio de Políticas Urbanas. documento de trabalho
AU  - Marat-Mendes, T.
AU  - Lopes, S. S.
AU  - Borges, J.C.
PY  - 2021
CY  - Porto
UR  - https://projectsplach.up.pt/compendium-urban-policies-pt/20-agricultura-urbana-modelos-de-desenho-urbano-para-um-planeamento-sustent%C3%A1vel/
AB  - Este fascículo demonstra a importância da expressão territorial da agricultura urbana (AU), enquanto manifestação de ação humana na conceção de espaços verdes produtivos e enquanto ferramenta de análise para a sua caracterização espacial. O seu conhecimento é essencial para agilizar a integração do sistema alimentar em futuros instrumentos de ordenamento do território, potenciando uma desejável transição para um sistema urbano mais sustentável e socialmente inclusivo.
Este estudo assenta nos resultados de um levantamento de hortas urbanas (HU) conduzido na Área Metropolitana de Lisboa (AML), no âmbito do Working Project 3 (WP3) – Segurança alimentar e Sustentabilidade - do Projeto ‘SPLACH – Spatial Planning for Change’, conduzido entre 2018 e 2019. Identificam-se aqui os padrões de HU existentes na AML, à luz de indicadores legislativos, espaciais e socioeconómicos.
Partindo da pertinência da AU para uma transição sustentável do planeamento urbano e o seu contributo para o sistema alimentar, o presente fascículo procura responder às seguintes questões: (i) Como promover a integração da AU no planeamento urbano?; (ii) Que soluções morfológicas de AU melhor respondem?; e (iii) Que novos modelos e soluções espaciais de HU são as mais adequadas às condições legislativas, espaciais e socioeconómicas necessárias para um planeamento sustentável?
Finalmente, destacamos, como principal contributo deste fascículo, a proposta de uma metodologia de integração da prática da AU no planeamento urbano através da criação de (i) Corredores Verdes Contínuos Produtivos e de (ii) Modelos morfológicos de HU compatíveis com especificações espaciais e socioeconómicas necessárias à garantia da Sustentabilidade Urbana.

ER  -