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BARBOSA, R. F. & Genin, Soraya M. (2021). Reabilitação de espaços industriais abandonados, uma necessidade para cidades desindustrializadas. O caso de Tomar. Congresso da Reabilitação – CONREA 2021.
R. F. Barbosa and S. D. Genin, "Reabilitação de espaços industriais abandonados, uma necessidade para cidades desindustrializadas. O caso de Tomar", in Congr.o da Reabilitação – CONREA 2021, Aveiro, 2021
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TY - EJOUR TI - Reabilitação de espaços industriais abandonados, uma necessidade para cidades desindustrializadas. O caso de Tomar T2 - Congresso da Reabilitação – CONREA 2021 AU - BARBOSA, R. F. AU - Genin, Soraya M. PY - 2021 CY - Aveiro UR - http://conrea2021.web.ua.pt/ AB - Em Portugal, após a década de 70 do século XX, ocorre uma grande desindustrialização. Cidades que antes tinham sua economia baseada nas indústrias que foram surgindo desde o século XVIII, têm hoje grandes edifícios industriais abandonados. Muitos desses edifícios estão localizados em pontos estratégicos do território, como próximo de cursos de água, próximos de estradas ou caminhos de ferro. Em geral a localização dessas indústrias foi o que impulsionou a criação de meios de acesso a zonas interiores do país. Outra alteração da morfologia urbana inerente a localização dessas indústrias históricas é o surgimento vilas operárias e pequenas localidades. Podemos verificar todos esses aspetos em cidades do interior de Portugal como Tomar, Guimarães ou Portalegre. Em Tomar encontramos este cenário de uma forma transversal ao concelho, as margens do Rio Nabão. Destacamos a Levada de Tomar sendo berço de um dos grandes grupos industriais década de 60/70 a Sociedade Mendes Godinho, também um conjunto de indústrias de papéis ligadas a Companhia de Papel do Prado, além da Real da Fábrica de Fiação. Todas essas indústrias localizadas em pontos estratégicos do território do concelho, mas que hoje constituem grandes edificações abandonados. É imprescindível a necessidade de reabilitação desses espaços, tanto para a história local que está ligada as indústrias, como para a preservação do património industrial. É também uma forma de desenvolvimento sustentável do interior do país, uma vez que a sua reabilitação possibilita a fixação de pessoas em um território que tem sofrido pela desertificação. Os primeiros passos já foram dados com o projeto de requalificação do Museu da Levada de Tomar, inserida no coração do centro histórico. É também reconhecida a importância da Real Fábrica de Fiação de Tomar é preciso agora refletir na melhor forma de transformação e utilização desse conjunto industrial desativado. ER -