Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neves, J. S., Gomes, R. T., Lima, M. J. & Azevedo, J. (2021). Inquérito aos profissionais independentes das artes e da cultura: Report #2: Relações laborais e remunerações.
Exportar Referência (IEEE)
J. S. Neves et al.,  "Inquérito aos profissionais independentes das artes e da cultura: Report #2: Relações laborais e remunerações",, 2021
Exportar BibTeX
@techreport{neves2021_1731994171078,
	author = "Neves, J. S. and Gomes, R. T. and Lima, M. J. and Azevedo, J.",
	title = "Inquérito aos profissionais independentes das artes e da cultura: Report #2: Relações laborais e remunerações",
	year = "2021",
	number = "",
	institution = "OPAC",
	address = "",
	url = "https://www.opac.cies.iscte-iul.pt/_files/ugd/ee1de0_0ed96776dbeb46089c9303f9d5a4b653.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - RPRT
TI  - Inquérito aos profissionais independentes das artes e da cultura: Report #2: Relações laborais e remunerações
AU  - Neves, J. S.
AU  - Gomes, R. T.
AU  - Lima, M. J.
AU  - Azevedo, J.
PY  - 2021
UR  - https://www.opac.cies.iscte-iul.pt/_files/ugd/ee1de0_0ed96776dbeb46089c9303f9d5a4b653.pdf
AB  - Os estudos sobre emprego cultural evidenciam, quanto às relações laborais, características dominantes como a informalidade, a raridade da formalização de contratos, a curta duração dos vínculos (com ou sem contrato), vínculos temporários e a tempo parcial, precários.
Quanto aos rendimentos, destacam a forte disparidade entre profissionais (eventualmente pela acumulação de fontes de rendimento) e a sua flexibilidade, para além que tendem – para qualificações similares – a ser mais baixos do que noutros sectores. São apontadas outras características como a distribuição irregular no tempo e a existência de períodos mais ou menos longos sem qualquer retribuição. São aspetos associados ao trabalho ao projeto e à intermitência da atividade. É também mencionado o recurso a atividades remuneradas fora do sector artístico como forma de assegurar rendimentos mínimos ou complementar os baixos rendimentos auferidos com o trabalho artístico e cultural, em alguns casos como única forma de sustentar a continuidade da atividade neste sector, noutros como atividade profissional principal fora do sector que é garantia de autonomia da atividade criativa.
ER  -