Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Oliveira, A., Pereira, E. R. & Mauritti, R (2021). Ensino superior e ciência no limiar do século XXI: que desafios? Olhares cruzados entre Brasil e Portugal. XI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA.
A. J. Oliveira et al., "Ensino superior e ciência no limiar do século XXI: que desafios? Olhares cruzados entre Brasil e Portugal", in XI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 2021
@misc{oliveira2021_1732220685774, author = "Oliveira, A. and Pereira, E. R. and Mauritti, R", title = "Ensino superior e ciência no limiar do século XXI: que desafios? Olhares cruzados entre Brasil e Portugal", year = "2021", howpublished = "Digital", url = "https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/" }
TY - CPAPER TI - Ensino superior e ciência no limiar do século XXI: que desafios? Olhares cruzados entre Brasil e Portugal T2 - XI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA AU - Oliveira, A. AU - Pereira, E. R. AU - Mauritti, R PY - 2021 UR - https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/ AB - A presente comunicação analisa uma experiência de cooperação internacional protocolizada que envolveu duas instituições de ensino superior: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e o ISCTE, em Portugal. Apresentamos diversas ações que têm vindo a ser empreendidas pelas duas instituições, tendo em vista o intercâmbio académico de atividades de ensino, investigação e extensão universitária, desenvolvidas num enquadramento de diálogo e troca de experiências entre as partes. A conjugação entre práticas pedagógicas de ensino e educação, e as atividades de inovação e produção de conhecimento constitui um dos traços basilares diferenciadores da Universidade, enquanto instituição longeva, que atravessa séculos de história no ocidente. Na resposta e interpretação desta sua missão a instituição universitária é desafiada, continuamente, pelas transformações que caracterizam os diversos tempos e contextos históricos. Neste sentido, propomo-nos a pensar sobre questões como: a) as novas configurações da educação superior, no contexto da internacionalização e sob a influência do modelo neoliberal e de suas complexas relações entre as dimensões do público e do privado; b) as diversas formas de organização das instituições universitárias, bem como das perspetivas de implantação de novos modelos administrativos e pedagógicos: uma universidade mais igualitária e democrática pressupõe novas formas de gestão e de organização nos âmbitos acadêmico, pedagógico e administrativo; c) as políticas de expansão do sistema de educação superior no Brasil e em Portugal, que visam a diminuição das desigualdades no acesso a este nível educacional e, consequentemente, a promoção de democratização do acesso e da permanência dos estudantes oriundos de famílias com baixo poder aquisitivo. Palavras-chave: Democratização da educação superior; Missão da Universidade; internacionalização. ER -