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Quintela, José de Lemos (2019). Comunicação e Poder no Futebol: DIRCOM o ponta de lança. XESCOM: IV International Symposium on Communication Management.
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J. E. Quintela,  "Comunicação e Poder no Futebol: DIRCOM o ponta de lança", in XESCOM: IV Int. Symp. on Communication Management, Porto, 2019
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TY  - CPAPER
TI  - Comunicação e Poder no Futebol: DIRCOM o ponta de lança
T2  - XESCOM: IV International Symposium on Communication Management
AU  - Quintela, José de Lemos
PY  - 2019
CY  - Porto
UR  - https://xescom2019.wordpress.com/
AB  - O futebol é parte integrante do quotidiano de milhões de pessoas, ocupa o espaço mediático e atravessa transversalmente vários domínios da sociedade. A comunicação tem ocupado um papel cada vez mais central na actividade dos grandes clubes. Neste “circo mediático” emerge a figura do Director de Comunicação (DIRCOM) não só como pivot do processo comunicativo mas também como um dos seus principais protagonistas. 
A comunicação dos clubes de futebol tem conhecido alterações profundas, ao adoptarem modelos integrados de gestão e a deterem as suas próprias plataformas de comunicação. Assiste-se assim a uma alteração do ecossistema comunicacional proporcionando aos clubes um maior controlo sobre as suas mensagens, sem necessidade de intermediação pelos jornalistas que deixam assim de ser o alvo prioritário da comunicação dos clubes para passarem a ser os sócios e adeptos. 
Na presente comunicação o autor explora a centralidade do DIRCOM, apresentando uma revisão da literatura mais significativa, constrói uma problematização em torno dessa centralidade mediática, traçando perfis e posicionamentos comunicacionais dos DIRCOM’s dos três maiores clubes Portugueses (FC Porto; SL Benfica e Sporting CP) na época desportiva 2017/18. Para o efeito procedeu a uma análise de informação sectorial, acompanhada de análise curricular dos DIRCOM’s e análise de conteúdo a entrevistas publicadas na imprensa desportiva.

ER  -