Comunicação em evento científico
Comunicação e Poder no Futebol: DIRCOM o ponta de lança
José Quintela (Quintela, José de Lemos);
Título Evento
XESCOM: IV International Symposium on Communication Management
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O futebol é parte integrante do quotidiano de milhões de pessoas, ocupa o espaço mediático e atravessa transversalmente vários domínios da sociedade. A comunicação tem ocupado um papel cada vez mais central na actividade dos grandes clubes. Neste “circo mediático” emerge a figura do Director de Comunicação (DIRCOM) não só como pivot do processo comunicativo mas também como um dos seus principais protagonistas. A comunicação dos clubes de futebol tem conhecido alterações profundas, ao adoptarem modelos integrados de gestão e a deterem as suas próprias plataformas de comunicação. Assiste-se assim a uma alteração do ecossistema comunicacional proporcionando aos clubes um maior controlo sobre as suas mensagens, sem necessidade de intermediação pelos jornalistas que deixam assim de ser o alvo prioritário da comunicação dos clubes para passarem a ser os sócios e adeptos. Na presente comunicação o autor explora a centralidade do DIRCOM, apresentando uma revisão da literatura mais significativa, constrói uma problematização em torno dessa centralidade mediática, traçando perfis e posicionamentos comunicacionais dos DIRCOM’s dos três maiores clubes Portugueses (FC Porto; SL Benfica e Sporting CP) na época desportiva 2017/18. Para o efeito procedeu a uma análise de informação sectorial, acompanhada de análise curricular dos DIRCOM’s e análise de conteúdo a entrevistas publicadas na imprensa desportiva.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Comunicação,Relações Públicas,Futebol,Poder,DIRCOM