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Vilhena, L. & Tavares, S. (2020). O benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: O papel da autoeficácia percebida num estudo diário. Psicologia. 34 (1), 82-93
L. M. Vilhena and S. M. Tavares, "O benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: O papel da autoeficácia percebida num estudo diário", in Psicologia, vol. 34, no. 1, pp. 82-93, 2020
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TY - JOUR TI - O benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: O papel da autoeficácia percebida num estudo diário T2 - Psicologia VL - 34 IS - 1 AU - Vilhena, L. AU - Tavares, S. PY - 2020 SP - 82-93 SN - 0874-2049 DO - 10.17575/psicologia.v34i1.1474 UR - https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/about AB - O presente estudo pretendeu analisar de que forma o enriquecimento trabalho-família afecta a saúde dos professores numa base diária. Baseando-nos na teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) hipotetizámos que o nível diário de enriquecimento trabalho-família (ETF) sentido aumentaria os recursos do indivíduo, nomeadamente a perceção que este tem da sua autoeficácia, o que, por sua vez, afetaria positivamente a sua saúde. Os 66 professores que participaram no estudo preencheram questionários durante 8 dias de trabalho consecutivos, resultando num total de 528 observações. Os resultados evidenciaram que nos dias em que os professores consideram que o seu trabalho enriquece o papel que desempenham na sua família, reportam um menor número de sintomas somáticos. Os resultados mostraram ainda que o efeito do ETF na saúde é parcialmente explicado pelo aumento da perceção de autoeficácia do indivíduo. As limitações do estudo, sugestões para pesquisas futuras, e implicações dos resultados são discutidas. ER -