Artigo em revista científica Q4
O benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: O papel da autoeficácia percebida num estudo diário
Leonor Vilhena (Vilhena, L.); Susana M. Tavares (Tavares, S.);
Título Revista
Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 1

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(Inglês) The benefit of work-family enrichment for teachers' health: The role of perceived self-efficacy in a daily study

Abstract/Resumo
O presente estudo pretendeu analisar de que forma o enriquecimento trabalho-família afecta a saúde dos professores numa base diária. Baseando-nos na teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) hipotetizámos que o nível diário de enriquecimento trabalho-família (ETF) sentido aumentaria os recursos do indivíduo, nomeadamente a perceção que este tem da sua autoeficácia, o que, por sua vez, afetaria positivamente a sua saúde. Os 66 professores que participaram no estudo preencheram questionários durante 8 dias de trabalho consecutivos, resultando num total de 528 observações. Os resultados evidenciaram que nos dias em que os professores consideram que o seu trabalho enriquece o papel que desempenham na sua família, reportam um menor número de sintomas somáticos. Os resultados mostraram ainda que o efeito do ETF na saúde é parcialmente explicado pelo aumento da perceção de autoeficácia do indivíduo. As limitações do estudo, sugestões para pesquisas futuras, e implicações dos resultados são discutidas.
Agradecimentos/Acknowledgements
Este trabalho foi parcialmente apoiado no âmbito do projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT:UID/GES/00135/2013).
Palavras-chave
Enriquecimento trabalho-família,Sintomas somáticos,Perceção de autoeficácia,Estudo diário
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/GES/00135/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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