Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Agarez, R. (2019). Obras públicas e melhoramentos locais: entre Lisboa e o país (real). In Joana Brites, Luís Miguel Correia (Ed.), Obras públicas no Estado Novo. (pp. 141-170). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Exportar Referência (IEEE)
R. M. Agarez,  "Obras públicas e melhoramentos locais: entre Lisboa e o país (real)", in Obras públicas no Estado Novo, Joana Brites, Luís Miguel Correia, Ed., Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, pp. 141-170
Exportar BibTeX
@incollection{agarez2019_1714035485403,
	author = "Agarez, R.",
	title = "Obras públicas e melhoramentos locais: entre Lisboa e o país (real)",
	chapter = "",
	booktitle = "Obras públicas no Estado Novo",
	year = "2019",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "141-141",
	publisher = "Imprensa da Universidade de Coimbra",
	address = "Coimbra"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Obras públicas e melhoramentos locais: entre Lisboa e o país (real)
T2  - Obras públicas no Estado Novo
AU  - Agarez, R.
PY  - 2019
SP  - 141-170
DO  - 10.14195/978-989-26-1894-4_6
CY  - Coimbra
AB  -  Este texto visa trazer luz a uma faceta pouco explorada do complexo técnico-administrativo governamental que implementou sucessivas (e diversificadas) campanhas de Obras Públicas ao longo da vigência do Estado Novo: a expressão – em mais do que um sentido – local e regional de tal aparelho. Escrutinando a criação de fórmulas e serviços específicos para o desenvolvimento de uma descentralização controlada da promoção de Obras Públicas em todo o País, o capítulo explora as negociações entre autoridades, agências e intervenientes locais, regionais e centrais, de uma forma que complementa, e por vezes contradiz, as convenções vigentes sobre um sistema centralizado omnipotente, evidenciando fragilidades, hierarquias complexas de poder e o papel de atores posicionados a distintos níveis, em situações concretas. Observadas a partir do exemplo do distrito de Faro, as burocracias central, regional e local das Obras Públicas em Portugal aparecem menos como meros executantes de ditames superiores e mais como foros de negociação e debate, nos quais a cultura arquitetónica dos não arquitetos e a edificação corrente, do dia a dia, com que se equipou e constituiu o ambiente construído português, ganham especial relevo.
ER  -