Capítulo de livro
Obras públicas e melhoramentos locais: entre Lisboa e o país (real)
Título Livro
Obras públicas no Estado Novo
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-19 14:22)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este texto visa trazer luz a uma faceta pouco explorada do complexo técnico-administrativo governamental que implementou sucessivas (e diversificadas) campanhas de Obras Públicas ao longo da vigência do Estado Novo: a expressão – em mais do que um sentido – local e regional de tal aparelho. Escrutinando a criação de fórmulas e serviços específicos para o desenvolvimento de uma descentralização controlada da promoção de Obras Públicas em todo o País, o capítulo explora as negociações entre autoridades, agências e intervenientes locais, regionais e centrais, de uma forma que complementa, e por vezes contradiz, as convenções vigentes sobre um sistema centralizado omnipotente, evidenciando fragilidades, hierarquias complexas de poder e o papel de atores posicionados a distintos níveis, em situações concretas. Observadas a partir do exemplo do distrito de Faro, as burocracias central, regional e local das Obras Públicas em Portugal aparecem menos como meros executantes de ditames superiores e mais como foros de negociação e debate, nos quais a cultura arquitetónica dos não arquitetos e a edificação corrente, do dia a dia, com que se equipou e constituiu o ambiente construído português, ganham especial relevo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Direcção-Geral dos Serviços de Urbanização,Direcção de Urbanização de Faro,Fundo de Desemprego,Descentralização,Melhoramentos urbanos,Junta de Província do Algarve,Comissariado do desemprego,Arquitetura no Estado Novo,Burocracia
  • História e Arqueologia - Humanidades
  • Artes - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.