Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Santos, S. (2022). Mestres da codificação de capital. O Direito na produção de riqueza e desigualdade. Uma leitura da obra de Katharina Pistor “The Code of Capital”. 5º Encontro de Economia Política.
Exportar Referência (IEEE)
S. A. Santos,  "Mestres da codificação de capital. O Direito na produção de riqueza e desigualdade. Uma leitura da obra de Katharina Pistor “The Code of Capital”.", in 5º Encontro de Economia Política, Faro, 2022
Exportar BibTeX
@misc{santos2022_1713972877943,
	author = "Santos, S.",
	title = "Mestres da codificação de capital. O Direito na produção de riqueza e desigualdade. Uma leitura da obra de Katharina Pistor “The Code of Capital”.",
	year = "2022"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Mestres da codificação de capital. O Direito na produção de riqueza e desigualdade. Uma leitura da obra de Katharina Pistor “The Code of Capital”.
T2  - 5º Encontro de Economia Política
AU  - Santos, S.
PY  - 2022
CY  - Faro
AB  - Na sua obra ‘The Code of Capital’ Pistor (2019) desafia a centralidade da economia e dos economistas (Pikkety, 2014) propondo em alternativa a ideia que o Direito e os advogados desempenham um papel-chave  na produção de riqueza através da sua capacidade de utilizar as leis para transformar ativos em capital, isto é, através da codificação jurídica do capital. A autora argumenta que a definição de prestador de serviços jurídicos não é suficiente para classificar a profissão de advogado já que os advogados são muitas vezes responsáveis pela criação de instrumentos legais e por soluções inovadoras, em particular no sistema financeiro. Pistor define esta atividade como a capacidade para ‘codificar capital’, argumentando que este trabalho de codificação envolve, para além da interpretação da lei, o desenvolvimento de inovação legal produzido a partir de um conjunto de ferramentas que combinam os aspetos fundamentais do direito privado.
A partir da leitura da obra de Pistor esta comunicação pretende contribuir para o desenho de uma linha de investigação sobre o capital e os codificadores de capital na semiperiferia do capitalismo global.

ER  -