Comunicação em evento científico
Mestres da codificação de capital. O Direito na produção de riqueza e desigualdade. Uma leitura da obra de Katharina Pistor “The Code of Capital”.
Susana Santos (Santos, S.);
Título Evento
5º Encontro de Economia Política
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-14 02:53)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Na sua obra ‘The Code of Capital’ Pistor (2019) desafia a centralidade da economia e dos economistas (Pikkety, 2014) propondo em alternativa a ideia que o Direito e os advogados desempenham um papel-chave na produção de riqueza através da sua capacidade de utilizar as leis para transformar ativos em capital, isto é, através da codificação jurídica do capital. A autora argumenta que a definição de prestador de serviços jurídicos não é suficiente para classificar a profissão de advogado já que os advogados são muitas vezes responsáveis pela criação de instrumentos legais e por soluções inovadoras, em particular no sistema financeiro. Pistor define esta atividade como a capacidade para ‘codificar capital’, argumentando que este trabalho de codificação envolve, para além da interpretação da lei, o desenvolvimento de inovação legal produzido a partir de um conjunto de ferramentas que combinam os aspetos fundamentais do direito privado. A partir da leitura da obra de Pistor esta comunicação pretende contribuir para o desenho de uma linha de investigação sobre o capital e os codificadores de capital na semiperiferia do capitalismo global.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
capital,codificação,advocacia,inovação legal
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Direito - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.